ABC - sexta-feira , 18 de abril de 2025

Colégio Engenheiro Salvador Arena oferece 80 vagas gratuitas por semestre para formação profissional

Cursos técnicos em Mecânica e Informática têm duração de um ano e meio e foco na rápida inserção no mercado de trabalho

O Colégio Engenheiro Salvador Arena, que possui mais de uma década de expertise em formação técnica, abre novas turmas a cada semestre, oferecendo gratuitamente 80 novas vagas gratuitas para os cursos técnicos em Mecânica e Informática. Sem fins lucrativos e com a proposta de promover o rápido ingresso no mercado de trabalho, os cursos são oferecidos ao longo de três semestres letivos e proporcionam uma formação generalista, para quem deseja ter o seu primeiro contato com as respectivas profissões ou obter uma nova formação. Podem se inscrever para os cursos candidatos que já terminaram o Ensino Médio, mas que ainda não possuem curso superior completo. As aulas são oferecidas na modalidade presencial, no período noturno, das 18h25 às 22h40.

De acordo com Márcio Rodrigues da Silva, professor coordenador dos cursos técnicos do Colégio, a proposta é formar um profissional técnico pronto para atender as necessidades do mercado. “Para isso, além do acesso aos recursos tecnológicos modernos, buscamos desenvolver competências humanísticas, que permitam o desenvolvimento global do aluno, capacitando-o para trabalhar em equipe, solucionar problemas e desenvolver projetos com uso de ferramentas de viabilidade econômica e financeira”, explica.

Newsletter RD

Mecânica

Voltado para a profissionalização, o Curso Técnico em Mecânica tem uma grade curricular desenvolvida com a contribuição de uma equipe de profissionais multidisciplinar, de modo a oferecer um curso alinhado às demandas do mercado de trabalho. O resultado é uma formação de altíssima qualidade.

Ao longo de um ano e meio, o aluno aprenderá a atuar com Mecânica Industrial e Desenvolvimento de Projetos, por meio do desenvolvimento dos conceitos de Mecânica das estruturas e dos elementos de máquina e o seu correto emprego nos projetos mecânicos, garantindo o funcionamento, segurança e viabilidade econômica, o que permite ao profissional atuar em Departamento de Projetos ou de desenvolvimento de propostas técnico-comerciais na área de mecânica. Também terá contato com a área de metal – mecânica, na qual poderá aprenderá os requisitos para conhecer, classificar e aplicar corretamente os materiais, permitindo que atue em Laboratórios de Ensaios, em diversas empresas do segmento.

Por fim, o curso também oferece formação em hidráulica e pneumática, além das técnicas de manufatura de usinagem por Comandos Numéricos Computadorizados. A partir desses conhecimentos, o egresso do Técnico em Mecânica pode atuar com Automação Industrial, na área de preparação, projetos e operação destes equipamentos em vários segmentos da indústria.

Informática

De olho na aceleração do mundo digital, acompanhando a tendência de aceleração da digitalização e escassez de mão de obra qualificada nas áreas da tecnologia e informática, o Colégio Engenheiro Salvador Arena oferece, desde 2022, uma nova formação profissional: o Curso Técnico em Informática. Organizado em quatro eixos, a formação proporciona um desenvolvimento generalista, oferecendo ao aluno formado uma porta de entrada para o mercado em variadas áreas da Tecnologia da Informação.

O Eixo básico (360 horas/aulas) está focado nas disciplinas de comunicação & expressão, matemática, segurança do trabalho, desenho técnico e gestão da qualidade. O Eixo desenvolvimento de software (480 horas/aulas) reúne os fundamentos de programação que o permite desenvolver softwares em qualquer plataforma, inclusive futuras, e começa a se apropriar da linguagem dos algoritmos e de banco de dados. Já o Eixo hardware e automação (600 horas/aulas) conta com as disciplinas voltadas para manutenção de computadores, periféricos, tablets e celulares, além da instalação e configuração de redes de computadores, configuração e uso de microcontroladores, dispositivos de automação e robótica. Por fim, o Eixo desenvolvimento de pesquisa, projetos e empreendedorismo (360 horas/aulas) aborda metodologia de pesquisa, desenvolvimento e viabilidade de projetos.

“Para quem está afastado das salas de aula há algum tempo, o eixo básico vai fornecer um alinhamento de conhecimentos necessários para o aluno poder seguir com as demais disciplinas. Nos eixos de desenvolvimento de software e hardware e automação, os alunos terão as aulas práticas, nas quais vão montar equipamentos, sistemas e softwares. E, ao iniciar o eixo desenvolvimento de pesquisa, projetos e empreendedorismo, o estudante vai obter os conhecimentos necessários para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)”, explica Rodrigues.

Modalidade técnica atende às demandas do mercado de trabalho

Dados divulgados no final de 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 12,7 milhões de jovens de 15 a 29 anos (25,8%) não estudavam nem estavam ocupados no ano passado. Já o estudo ‘Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras’, lançado em março pelo Observatório da Educação Profissional e Tecnológica, aponta que a qualificação profissional e técnica pode ser um importante passo para a inclusão dos jovens brasileiros no mercado de trabalho, uma vez que muitas empresas afirmam não conseguir encontrar jovens com a qualificação necessária para as vagas disponíveis.

Segundo Rodrigues, esta é uma problemática antiga. “Especificamente no caso dos jovens, é natural chegar ao fim do Ensino Médio e não ter certeza de qual carreira seguir, ou até mesmo, a depender da situação socioeconômica da família, este jovem pode priorizar uma atividade remunerada, de forma emergencial. Para estes e muitos outros casos, a formação técnica subsequente ao fim da Educação Básica é uma oportunidade, tanto de confirmação da área de atuação que se pretende experimentar, quanto do ponto de vista profissional, pois independentemente de continuar naquela carreira, o aluno já possui um diploma de formação técnica, que abre mais oportunidades para uma colocação no mercado de trabalho”, explica o coordenador, ressaltando que os cursos técnicos também oferecem vantagens para quem deseja mudar de área de atuação.

Além disso, todos os estudantes matriculados nos cursos técnicos oferecidos pelo Colégio Engenheiro Salvador Arena contam com o apoio do Núcleo de Apoio a Carreiras (NAC), que oferece uma consultoria gratuita com oficinas, atualização de currículo, pesquisa de vagas disponíveis, trilha de carreiras, ações de incentivo ao empreendedorismo, além de um acompanhamento efetivo de estágios, por meio de do estreito relacionamento com empresas empregadoras, para deixar o estudante frente a frente com as oportunidades do mercado. “Como resultado dessas ações, que também são oferecidas de forma totalmente gratuita, temos 23% dos alunos estagiando e 74% deles assalariados CLT”, completa o professor.

Vagas sociais

Todos os cursos oferecidos pelo Colégio Engenheiro Salvador Arena oferecem de forma prioritária, metade das vagas a candidatos com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário-mínimo. A outra metade das vagas, também gratuitas, são disponibilizadas para candidatos de qualquer faixa de renda. Todas as informações sobre os tipos de vagas oferecidas ficam disponíveis nos editais de convocação para o Vestibulinho. Para mais informações, acesse: http://colegiosalvadorarena.org.br/

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes