O Árbol Hospital Veterinário será inaugurado no próximo dia 6 de maio, em São Bernardo. O investimento familiar visa ampliar o número de serviços oferecidos para quem tem o seu pet e que muitas vezes procura equipamentos na Capital para conseguir um atendimento detalhado. Em entrevista ao RD Momento Econômico desta quarta-feira (26/04), a sócia e diretora clínica, Débora Ayres Silva, explicou sobre o investimento.
Única veterinária da família, Débora contou com apoio de seu pai e de sua irmã para tirar do papel um investimento que fosse além das tradicionais clínicas já existentes na região. Assim nasceu a Árbol (árvore em espanhol), um hospital veterinário que estará localizado na avenida Lucas Nogueira Garcez, 431, no bairro Jardim do Mar.
“A ideia foi oferecer um suporte tanto para o animal quanto para o clínico das clínicas menores. Quando pensamos em um hospital, pensamos em suporte, principalmente. Um ponto que observamos muito é que infelizmente São Bernardo, mesmo sendo tão promissora na parte veterinária, acaba tendo os nossos pacientes, nossos clientes procurando serviços mais especializados fora do ABC”, explicou.
O Árbol Hospital Veterinário terá 22 pessoas realizando um atendimento 24 horas por dia. Segundo Débora, existe a possibilidade de aumentar para mais 18 pessoas caso ocorra um aumento considerável de clientes. No local estão disponíveis espaços para centro cirúrgico, internações com cromoterapia, emergências, tomografia, fisioterapia e especialidades para atender os pets.
Além do atendimento direto, o equipamento também buscará parcerias com clínicas menores e até mesmo com outros hospitais veterinários já existentes, visando o atendimento de alguns tipos de exames que não estão disponíveis nestes outros locais.
O próprio espaço contará com separação do atendimento de felinos e de outros pets. A ideia é criar o melhor cenário possível para que os animais não se sintam acuados ou mesmo demonstrem medo com o atendimento que será realizado.

Mercado pet no Brasil
Segundo dados do IPB (Instituto Pet Brasil), o País conta com 149,6 milhões de animais de estimação. Estima-se que o Brasil é a terceira nação em número de animais domésticos, com a estimativa de 70% dos habitantes tenham pelo mesmo um animal. O mesmo levantamento aponta que 58% contam cães e 28% com gatos. Outros contam com aves ou peixes em suas residências.
Em relação ao setor, em 2021 o mesmo levantamento aponta um faturamento de R$ 51,7 bilhões, 27% a mais do que no ano anterior.