
Moradores do Jardim Nakamura, em Rio Grande da Serra criaram uma ‘vaquinha’ online com intuito de arrecadar fundos para revitalizar o bairro – hoje esquecido pelo poder público. Segundo os moradores, toda a região sofre com a falta de saneamento básico, esgoto a céu aberto e falta de serviços de zeladoria. Além disso, não há iluminação pública, postes e fio elétricos adequados para chegar energia elétrica nas residências. Os moradores afirmam que a Prefeitura não atende o pedido dos moradores, e a região segue esquecida.
Carlos Santos Silva, 30, pintor e presidente da Associação dos Moradores da Comunidade Jardim Nakamura, explica que o problema na comunidade é antigo. “Tem gente que mora aqui há 30 anos e relata não enxergar investimentos”, diz.
Silva conta que desde 2016 o bairro tem recebido mais munícipes e, apesar do crescimento, os serviços da Prefeitura não acompanham. “Para se ter ideia, em 2019 a Prefeitura entrou com pedido de reintegração de posse de um terreno, pois alegou que existia uma área de preservação ambiental, e nem sequer deu atenção aos tantos pedidos que haviam sido registrados pra cá. Nós não temos para onde ir, e sequer se preocupam com isso”, salienta.
O presidente da Associação dos Moradores relata que o bairro enfrenta diversos problemas, e o objetivo da vaquinha é arrecadar verba suficiente para transformar a região e oferecer uma melhor qualidade de vida aos moradores. “Com o dinheiro vamos o arrumar cano de esgoto que quebrou e a iluminação que a Prefeitura disse que não pode mexer”, explica.
Por conta da falta de iluminação e das condições precárias no bairro, Silva lembra que quem precisa trabalhar enfrenta cenários de insegurança na região. “Principalmente as mulheres que saem à noite se sentem inseguras em morar aqui. Não só pela falta de iluminação, mas também por conta do céu aberto, que é um perigo. Já presenciei uma moça cair com uma criança em um buraco na época das chuvas, tudo porque falta calçada e investimentos do poder público”, enfatiza.
Quem puder contribuir com a Comunidade Nakamura, pode doar, através do site campanhadobem.com.br/campanhas/campanhadeinfraesteuturadacomunidadenakamura, no PIX, boleto bancário ou cartão de crédito. O valor mínimo de doação é de R$20. Além disso, os moradores aceitam mudas de plantas pra reflorestar a comunidade e reconstruir a região.
Questionada sobre o assunto, a Prefeitura de Rio Grande da Serra não respondeu até o fechamento da reportagem.