
A Secretaria de Educação de Diadema realizou na tarde desta sexta-feira (05/05), o encontro com representantes de mais de dez cooperativas de agricultores familiares e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Teto (MST), em mais uma ação de fortalecimento da parceria do município com os produtores de alimentos. Conforme a Lei 11.947/2009 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), as cidades devem investir ao menos 30% do recurso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em produtos de agricultura familiar. Em Diadema, 47% do recurso recebido em 2022 do programa foi destinado a esse fim.
A secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches, destacou que o governo do prefeito José de Filippi Junior entende a alimentação escolar como um dos direitos da infância e tem se empenhado em oferecer sempre a melhor alimentação possível. “E uma alimentação de qualidade tem a ver com a origem dos alimentos”, pontuou. A secretária adjunta de Segurança Alimentar, Luci Uliana, também participou do evento, que foi realizado no Centro de Formação Professora Lisete Arelaro.
A chefe da Divisão de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de Diadema, Vanessa Garcia, explicou que essa proximidade com os produtores é fundamental para fortalecer o programa de compra de alimentação de agricultores familiares. “É um momento para ouvir as demandas dos agricultores e também para que eles estejam à par das nossas necessidades”, declarou. “Sinalizamos para eles o dia a dia da nossa realidade escolar e isso nos faz avançar em qualidade dos produtos e em maior aceitação dos preparos”, concluiu.
Representante da Cooperativa de Produtos Agrícolas do Cinturão Verde do Alto Tietê (Coopvat), Josemir Barboza de Moraes afirmou que a parceria com a Prefeitura de Diadema vem crescendo a cada ano e elogiou o encontro promovido pela Secretaria de Educação. “A atuação da Prefeitura de Diadema é realmente diferenciada”, declarou.
Vice-presidente da Cooperativa de Produção, Industrialização e Comercialização Agropecuária dos Assentados e Agricultores Familiares da Região Noroeste do Estado de São Paulo (Coapar), o setor de produção do MST, Lourival Plácido de Paula agradeceu o fortalecimento da agricultura familiar promovido pela Secretaria de Educação de Diadema. “É uma política fundamental que ajuda não só a manter muitas famílias como também a produção de alimentos”, citou.
A Secretaria de Educação de Diadema está com uma chamada pública para aquisição de alimentos aberta. Segundo o edital, a documentação e o projeto de venda devem ser apresentados até o dia 15 de maio, com entrega das amostras prevista para 18 de maio. O edital pode ser acessado no site da Prefeitura de Diadema.