
O período compreendia os anos 80, das greves históricas nas indústrias metalúrgicas e montadoras, a moeda era o Cruzeiro, depois o Cruzado e depois o Cruzado Novo, zeros caíram, o dinheiro desvalorizava-se diariamente e a inflação não tinha controle. Nessa época surgia um líder sindical, que comandou a greve na Scânia em 1978, e que anos depois lançou-se candidato a prefeito de Diadema pelo recém criado PT. Gilson Menezes foi o primeiro candidato a um cargo Executivo eleito pelo partido no país e governou a cidade por seis anos (1983-1988) nesta primeira gestão. Polêmico, ele chegou a fazer greve de fome na e outras manifestações contra credores da prefeitura, mas ele fez uma administração inovadora, implantou o Orçamento Participativo e implantou outras políticas que chamaram a atenção. Essa história é contata no livro “Um Povo Amanhece: Diadema a primeira administração do PT”, de autoria da jornalista Maria Helena Domingues, que será lançado no dia 12/05 no diretório municipal do partido.
Gilson Menezes faleceu em fevereiro de 2020, aos 70 anos, deixando um legado admirado por políticos de todo país. “O Gilson era muito acessível, emotivo, simples e também muito teimoso, às vezes”, conta a autora. A ex-primeira dama Eliete Menezes e o filho Gilson Menezes Júnior, assinam as abas do livro, que conta ainda com mais de 20 fotos.
O livro não entra muito na questão político-partidária e se propõe a fazer um resgate das ações implementadas pela prefeitura, mostrando aspectos inovadores daquela administração que foi seguida por outros prefeitos do PT, José Augusto da Silva Ramos (1989/1992), e José de Filippi Júnior (1993/1996), depois pelo próprio Gilson Menezes (então no PSB – 1997/2000), e a cidade teve ainda outras quatro gestões do partido (Filippi de 2001 a 2004 e novamente de 2005 a 2008 e Mário Reali de 2009 a 2012). Atualmente Filippi administra a cidade para o mandato 2021/2024. Desde que Gilson Menezes foi eleito o PT só não governou a cidade nos oito anos do governo Lauro Michels (PV) e nos quatro que o próprio Gilson foi prefeito pelo PSB.
Helena Domingues começou a escrever o livro a pedido do próprio Gilson Menezes, que queria destacar as mudanças feitas na cidade durante aquela administração. Depois o mesmo que pediu para que a obra fosse feita, pediu para que ela ficasse arquivada, isso porque Gilson tinha se desentendido com a cúpula petista e deixado o partido. Foram dois anos de pesquisas e entrevistas entre 1987 e 1988, os dois últimos da primeira administração petista. Desde então, o livro – ainda datilografado – estava engavetado. “O livro ficou comigo, e com o Gilson, durante todos esses anos, mas esse ano a primeira administração petista completa 40 anos e o PT topou bancar a edição do livro. Comecei um novo trabalho de digitalizar todo o livro, atualizar a norma do português e ir atrás de mais fotos de época. Trata-se de um livro-reportagem que retrata aquela administração. Eu percorri todas as diretorias, que hoje são secretarias municipais, para mostrar como foi aquela gestão”, conta a autora.
Uma das poucas pessoas entrevistadas é o próprio Gilson. Além dele há entrevista com a então primeira dama Eliete Menezes, outra com Lula, que na época era deputado federal constituinte, e algumas falas de líderes de comunidades que eram beneficiadas com as obras daquela gestão. Um dos destaques, segundo Helena, é o Orçamento Participativo. “Todo mundo queria conhecer porque era a participação do povo nas decisões da prefeitura. Tem também uma parte que fala do tratamento da imprensa para com a cidade e toda a transformação que foi feita”, diz a jornalista.
Para a autora o lançamento do livro que foi feito há 35 anos tem dois significados; o primeiro é a contribuição para a história do partido e da política brasileira e outro tem a ver com uma realização pessoal da jornalista. “Para mim é um sonho concretizado pois era uma pendência que eu tinha, por outro lado é também um conteúdo muito bom para ficar só comigo e é hora de compartilhar pois isso pode ser importante como fonte de pesquisa. Estou muito feliz por isso”.
O lançamento vai acontecer no dia 12 no diretório do PT em Diadema, que fica na avenida Piraporinha, 1.032 – Vila Nogueira. Lideranças políticas e sindicais, principalmente as ligadas aos metalúrgicos do ABC, são esperadas. O livro terá inicialmente apenas versão impressa e será vendido a R$ 30 no diretório.