
370 alunos da EMEB Rachel de Queiroz, no bairro Campanário em Diadema, participaram de ações do Programa Saúde na Escola (PSE) nesta quarta-feira (10/05), promovidas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Paineiras. Além de receber orientações sobre saúde bucal e passar por avaliação da equipe odontológica, os alunos do Ensino Fundamental 1 (1º ao 3º ano) assistiram a uma cena teatral sobre pediculose, que é a infestação causada por parasita Pediculus humanus, o piolho.
A equipe de sete agentes comunitários de saúde encenou o teatro. A peça conta a história da D. Bete e seus dois filhos, Bia e Paulo, que não gostam de lavar o cabelo. Com o passar do tempo, o cabelo vai ficando sujo e se torna um ambiente favorável para o piolho. Apenas após a visita da Agente Comunitária de Saúde (ACS) da UBS, que orientou sobre os cuidados a serem adotados, a família mudou os hábitos e as crianças ficaram livres dos piolhos.
A aluna do 3º ano, Emanuela Medeiros de Lima, já sabia como evitar e achou interessante a iniciativa. “Ensina pra gente como é ruim ter piolho. Agora fica mais fácil cuidar em casa”, falou.
Entre as principais medidas estão manter os cabelos limpos, lavando com shampoo, evitar compartilhar chapéus, bonés, escovas e demais itens de cabelo, passar pente fino diariamente. Para as crianças que possuem cabelos compridos, a orientação é prendê-los.
PSE
Além das ações programadas, quando há alguma questão de saúde importante para a comunidade escolar, a escola entra em contato com a UBS do território, ou vice-versa, para pensar uma atividade em conjunto. Para a coordenadora pedagógica, Cristiane Pelizzer, a parceria é importante. “A Educação e Saúde trabalhando juntas melhoram o bem estar das crianças. Além disso, a família que não consegue levar a criança à UBS é atendida e recebe orientação”, afirma.
A enfermeira da UBS Paineiras, Paula de Jesus Souza Ribeiro, explica que os alunos têm informação e que a ação proposta é uma reorientação para enfatizar a prevenção e o cuidado. “O principal é manter os cabelos limpos, fazer a limpeza diária. Para quem não tem piolho, verificar duas vezes por semana. Para quem tem, precisa ser diariamente até acabar a infestação”. Em alguns casos, a pediculose pode fazer feridas e, então, é preciso avaliação do pediatra para adotar a melhor conduta.
O Programa de Saúde na Escola foi instituído, em 2007, para contribuir na formação integral dos estudantes da rede pública de educação básica por meio de prevenção, promoção e atenção à saúde. A política tem como base os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e do PSE como integralidade, territorialidade, intersetorialidade, interdisciplinaridade, equidade e universalidade. Mais informações em portal.diadema.sp.gov.