
A Estação Tamanduateí, que atende a Linha 10-Turquesa da CPTM, vai receber nesta segunda-feira (15/5) ação de saúde em alusão à Campanha Maio Vermelho, que trata da conscientização e esclarecimentos sobre o câncer bucal.
Serão duas turmas de trabalho, sendo uma das 9h às 12h e outra das 13h às 16h. Durante os dois períodos, estudantes da instituição de ensino PROZ Educação disponibilizam aos passageiros serviços de aferição de pressão arterial, sem limite de atendimentos, e testes de glicemia capilar em pessoas com histórico de diabetes na família ou diabéticos, estes limitados a 100 medições.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de boca (também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral) é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e região embaixo da língua.
O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.
O exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde pode diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e ter sua boca examinada por profissional de saúde (dentista ou médico) pelo menos uma vez ao ano.
Este tipo de câncer é classificado como o quarto tumor mais frequente no sexo masculino, principalmente na região Sudeste do Brasil. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.