
O abono anual do INSS, também conhecido como 13.º salário dos beneficiários da Previdência, vai ser novamente antecipado, como ocorreu nos últimos anos. Ao todo, 30 milhões de pessoas no País vão receber o repasse em duas parcelas, relativas aos meses de maio e de junho.
O 13.º vai ser depositado junto com a folha de pagamento desses meses, de acordo com o calendário regular. Assim, no próximo dia 25, os beneficiários que ganham salário mínimo já começam a receber o valor adicional referente à primeira parcela. Já a segunda parte do abono anual vai ocorrer entre o final de junho e início de julho. Os beneficiários do INSS podem consultar o calendário de pagamento no site gov.br/inss.
Direito ao pagamento Vão ter o abono os segurados e dependentes da Previdência Social que, durante o ano de 2023, tenham recebido Auxílio por Incapacidade Temporária, Auxílio-acidente, Aposentadoria, Pensão por Morte ou Auxílio-reclusão. Alguns tipos de benefício – como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) ao Idoso ou à Pessoa com Deficiência e a Renda Mensal Vitalícia (RMV)– não dão direito ao 13.º salário.
São Paulo é o Estado que receberá o maior repasse para o pagamento do 13.º salário dos beneficiários. Considerando as duas parcelas, serão pagos no Estado mais de R$ 17 bilhões.