
Santo André finalizou a instalação das câmeras de monitoramento que integram a Muralha Eletrônica de Segurança, sistema que começou a ser implementado em setembro do ano passado. O serviço de inteligência digital, em parceria com o sistema Detecta, tem o objetivo de realiza a leitura de placas de veículos que cruzam as áreas de limite com outros municípios.
Assim como as demais câmeras de monitoramento da cidade, os 25 equipamentos que integram a Muralha Eletrônica de Segurança possuem também a tecnologia de reconhecimento facial. Isso significa que o sistema está apto a processar imagens a receber dados que poderão ser utilizados para identificar procurados pela Justiça.
O prefeito Paulo Serra, explica a importância desta tecnologia para o município. “A criação da Muralha Eletrônica é uma entre várias ações que visam proporcionar mais segurança para nossa gente e vai ajudar a reduzir o número de roubos e furtos de veículos. Estamos em diálogo com a Secretaria Estadual da Segurança Pública para utilizar esta tecnologia de reconhecimento facial na identificação de pessoas foragidas”, explica.
A Muralha Eletrônica de Segurança permite o compartilhamento de dados coletados por meio da placa dos veículos ou do reconhecimento facial para identificar, por exemplo, carros que entram ou saem na cidade que sejam produto de roubo ou furto, caminhões que façam descarte irregular, vans, motos e ônibus que também tenham alguma queixa registrada via Copom (Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo).
Outra funcionalidade integrada e utilizada neste sistema é o chamado portal OCR (Optical Character Recognition), que é o CPF do veículo, onde será possível realizar toda a identificação e a informação coletada poderá ser compartilhada com outras câmeras. Este sistema pode ser, inclusive, facilmente agregado a outros serviços de monitoramento e de segurança.