
Coordenadoras pedagógicas de escolas municipais de Ribeirão Pires visitaram a tricentenária Capela do Pilar, no bairro Santa Clara. A atividade marcou o lançamento do Programa de Educação Patrimonial, Turística e Ambiental (Pepta).
Na primeira agenda, as equipes envolvidas na iniciativa apresentaram às educadoras os objetivos do programa e como os estudantes poderão ser envolvidos na ação.
O objetivo é ensinar aspectos históricos e turísticos de Ribeirão Pires para as crianças e adolescentes matriculados na rede de ensino pública ou particular, com base o city tour e visitas monitoradas a diversos pontos da cidade.
O historiador e diretor de Patrimônio Histórico da Prefeitura, Marcílio Duarte, conduziu bate-papo com as coordenadoras no interior da Capela do Pilar, e apresentou ao grupo contexto que vai do período anterior ao início da urbanização de Ribeirão Pires, da formação dos primeiros núcleos de moradias, até os dias atuais. Características arquitetônicas e peculiaridades da capela fizeram parte da explanação.
Depois, na área externa da capela, o zootecnista João Paulo Cerezoli, do Departamento de Gestão Ambiental, abordou questões relacionadas ao bioma da cidade e a riqueza natural.
As unidades de ensino de Ribeirão Pires podem agendar, pelo Centro de Informações Turísticas Digital, as visitações aos pontos da cidade, bastar acessar o site www.turismoribeiraopires.com.