
Moradores do bairro Jardim São Judas, em Diadema, sofrem para atravessar o cruzamento das avenidas Paranapanema e Brasília, na altura do número 770. Isso porque de acordo com os reclamantes, os motoristas, sejam de veículos leves ou pesados, não respeitam o semáforo e sinais de trânsito.
Maria Ely Nascimento, 71, aposentada e moradora do bairro Jardim São Judas, comenta que não atravessa mais no cruzamento das avenidas porque sente medo. “É perigoso. Não conseguimos enxergar nada e os carros passam em alta velocidade, quando vê já está em cima de você”, diz.
A aposentada diz, ainda, que quase presenciou um acidente entre as vias. “Várias vezes os carros brecaram em cima de mim e as motos desceram a avenida com toda velocidade”, relata.
Cosmo Maciel da Silva, 55, encanador e líder comunitário do bairro, afirma que o problema é antigo e não há solução. “Já acionamos a Prefeitura, vereadores, o Departamento de Trânsito e Transportes, porém eles não retornam para os moradores do bairro “, diz. O morador não esconde que o transtorno piorou ao longo dos anos. “Aumentou a quantidade de veículos que passam na região, piorou muito, são diversos carros, caminhões, carretas, motos passando, é um caos atravessar”, enfatiza.
O líder comunitário do bairro explica que em razão do tempo programado no semáforo, muitos moradores não conseguem atravessar o cruzamento. “Mesmo quando está aberto para que os pedestres passem, os carros não obedecem e é preciso que haja um tipo de “disputa” para ver quem passa. Não se pode confiar no farol, porque existe risco de atropelamento”, desabafa. Cosmo sugere que seja instalado um farol inteligente na região. “Deveriam colocar, porque isso iria mexer no bolso do motorista e na próxima vez ele vai pensar antes de desrespeitar o cidadão”, comenta.
Em nota, a Prefeitura de Diadema, informa que o cruzamento das avenidas Paranapanema e Brasília tem uma geometria complexa, com muitos movimentos veiculares e que a Secretaria de Mobilidade e Transportes implantou um radar semafórico no cruzamento da avenida Brasília com a rua Baependy, para facilitar o escoamento do trânsito com segurança a motoristas e pedestres.
Além disso, declaram que vão intensificar a fiscalização e vão avaliar demais medidas que se façam necessárias. A Prefeitura informa também que neste cruzamento está prevista a iluminação das faixas de pedestres, pelo convênio com o Detran de São Paulo.
Veja o vídeo do tráfego de trânsito enviado por um morador: