
Com a chegada do inverno, muitas pessoas têm dúvidas de como limpar e hidratar a pele na estação, principalmente para evitar possíveis problemas que possam aparecer. A docente da área de Beleza e Visagismo no Senac de São Bernardo, Raquel Anna Salgado Salles, explica que cada pele precisa de um cuidado específico.
“Existe a pele normal, oleosa, seca e a mista, e cada uma delas vai precisar dos produtos adequados, para a limpeza e hidratação da pele”, diz a docente. Antes de começar qualquer limpeza na pele, Salles recomenda usar um sabonete facial, para remover as células mortas, preparar a pele para a hidratação.
A docente classifica que há quatro tipos de pele, a normal, oleosa, seca e mista. A pele normal é uma pele bem equilibrada, nem muita oleosa e nem muita seca. Para a hidratação, a recomendação é procurar por produtos com textura mais densa e cremosa.
A pele oleosa tem excessiva produção do sebo, gordura responsável por proteger a pele contra bactérias. Produtos com base em gel são mais recomendados. A pele seca é incapaz de reter água no volume necessário ficando com o aspecto de “seco”, “rachado”. Produtos com textura mais densa são os adequados para hidratação. A pele mista é uma combinação de tipos de pele. Para a hidratação, a recomendação é procurar por produtos com textura mais densa e cremosa.
Salles alerta que o uso do protetor solar não deverá ser descartado na rotina. “Muitas pessoas param de usar o protetor, por causa do pouco sol que faz na época do inverno, porém essa prática não deve ser descartada, isso porque ainda há raios UV (ultra violeta), que circulam o ambiente, esmo sem a presença do Sol”, diz.
Ainda de acordo com Raquel, é fundamental hidratar a região dos lábios, com um hidratante labial, para evitar o ressecamento no frio, muito comum na estação.
O dermatologista da Santa Casa de Mauá, Antônio Lui, diz que tanto a pele facial quanto a corporal estão sujeitas a ressecamento no inverno, a pele se torna mais esbranquiçada e descamativa, e reitera a importância da alimentação saudável. “É fundamental ter uma alimentação balanceada, como a ingestão de legumes, frutas e hortaliças e beber bastante água, para evitar ao mínimo, as consequências do frio na pele”, diz. Lui afirma que banhos muito quentes no inverno são prejudiciais. “Melhor são os banhos curtos e mornos”, completa.