
O Ministério da Saúde divulgou o novo edital do programa Mais Médicos. São quase 6 mil vagas para todos os estados. No ABC, 75 vagas foram abertas em seis dos sete municípios, a exceção é São Caetano. As prefeituras apostam em reforçar as equipes da atenção básica, tanto nas UBSs (unidades básicas de saúde) quanto na Saúde da Família. As inscrições começaram sexta-feira (26/5) e terminam no próximo dia 31. A expectativa é que os novos profissionais comecem a atuar no final de junho.
Segundo a listagem divulgada pelo governo federal, Mauá será a cidade com o maior número de vagas abertas, 26, seguida por Santo André com 17, São Bernardo com 15, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra com seis profissionais cada, e Diadema com mais cinco profissionais.
São Bernardo conta, atualmente, com 19 profissionais oriundos do programa Mais Médicos e outros quatro do programa Médicos pelo Brasil. “Eles atuam em áreas de vulnerabilidade e auxiliam na cobertura do Departamento de Atenção Básica. Cada profissional médico atua dentro de uma equipe de Saúde da Família, promovendo ações de saúde e qualidade de vida”, explica o Poder Executivo.
Mais profissionais
Rio Grande da Serra terá o maior aumento proporcional no número de profissionais deste programa. Atualmente a cidade conta com dois médicos e verá o número aumentar em quatro vezes. A cidade apostará na ampliação do acesso da população em serviços clínicos, com o objetivo de reduzir tanto o tempo de espera para uma consulta quanto de permanência na unidade de saúde.
As UBSs e equipes de Saúde da Família em Ribeirão Pires contam com 11 profissionais do Mais Médicos, e esses serviços serão o que receberão reforço dos seis novos profissionais que chegarão a partir do novo edital.
“O programa visa promover melhorias na qualidade do atendimento e humanizar o cuidado médico, permitindo que os médicos estabeleçam vínculos mais estreitos com seus pacientes e a comunidade. Além de promover uma economia para o município, a população conta com profissionais capacitados”, explica o comando da Estância Turística.
Estratégia da Saúde da Família
Em Diadema, o número de profissionais do Mais Médicos subirá dos atuais quatro para nove e serão alocados nas equipes de Estratégia da Saúde da Família, postos de saúde e como médicos de família. Inclusive vão participar dos debates sobre a realização de projetos terapêuticos singulares dos usuários, da avaliação clínica e epidemiológica em relação a vulnerabilidade existente no município.
Para o Município, o programa é de extrema importância uma vez que uma das características é fixar os profissionais nos locais de maior vulnerabilidade para possibilitar o acesso dos munícipes em consultas, prevenção, promoção e cuidado à saúde. A vinda destes profissionais além de ampliar a oferta de consultas, qualifica também o atendimento, uma vez que eles participam de formação acadêmica aliada a experiência no campo da prática médica, informa a Prefeitura.
Mauá foi a única que não detalhou à reportagem o atual número de profissionais. Apenas relata que de 2013 até 2019 foram mais de 50 profissionais que atuaram no município, assim aumentando a cobertura de Saúde da Família de 30,83% para 56%. Os locais de atuação dos próximos 26 médicos ainda são debatidos internamente.
Santo André conta atualmente com 10 profissionais, todos estão em unidades de atenção primária, dentro das equipes de Saúde da Família. O anúncio dos 17 novos profissionais foi “antecipado” pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) após reunião com participação do prefeito Paulo Serra (PSDB) e da deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania), em Brasília.
“O programa Mais Médicos do Brasil promove o acesso de populações à saúde disponibilizando profissionais capacitados às unidades de saúde da família em regiões mais distantes e vulneráveis. Com isso, o programa integra os princípios e diretrizes da Atenção Primária à Saúde com a prevenção, promoção e proteção”, destaca a Prefeitura andreense.