
Junho é mês das tradicionais festas juninas e quermesses por paróquias de todo País. Mas o que poucos sabem é que as festas do vinho quente, quentão, milho cozido, pé de moleque e churrasco no pão, são planejadas muito antes de junho, às vezes até quando é encerrada uma edição, já se inicia um novo ciclo para avaliar pontos positivos e o que será necessário aprimorar para o ano seguinte.
É assim que funciona na Paróquia São José Operário, em Santo André, que realiza a quermesse ao lado da paróquia, na rua São José Operário, no Jardim Bela Vista, onde é muito conhecida e visitada pelos moradores da região durante o mês de junho.
Este ano, a festa completa 70 anos e, em homenagem à data, a quermesse foi intitulada como “Grande Quermesse Jubilar”. Os preparativos, iniciados quase um ano antes, são coordenados por três casais, além dos mais de 150 voluntários que ajudam na preparação de alimentos, brincadeiras, bebidas típicas e no atendimento ao público, no dia do evento.
A parte de alimentação é organizada no início das semanas de quermesse, com a lista de compras para que os voluntários tenham tudo o que precisam para preparar as delícias que serão vendidas nos dias de festa. Para isso, as equipes se organizam para a preparação dos alimentos e bebidas, a fim de atender o público da melhor forma possível: com agilidade e garantia de qualidade em cada produto.
A novidade deste ano na festança serão os sorteios de dois prêmios especiais: uma Alexa e um notebook, nos dias 17 e 25 de junho. Também no dia 25, será realizado um grande bingo com rodadas em homenagem aos santos padroeiros homenageados no mês de junho e ao padroeiro São José. Os prêmios do jogo envolvem uma televisão, um aspirador robô, uma cafeteira e uma air fryer.
“São seis finais de semana de muita dedicação, empenho, amor e doação de nossos organizadores e voluntários para que tudo esteja a contento de nosso público. Buscamos patrocínios, doações e muita ajuda da comunidade”, afirma a coordenadora de eventos da paróquia, Amanda Nascimento Biscaro. Segundo a organizadora, os patrocinadores são agraciados com um banner de sua empresa que fica exposto no salão do bingo durante toda a quermesse, além de um vídeo de agradecimento que passa também durante todo o período de duração da festa.
A quermesse da Paróquia São José Operário começou no dia 20 e segue até 25 de junho, todos os sábados e domingos, das 18h às 22h.
Quermesse no Poli
A maior quermesse da região, Paróquia Santíssima Virgem, localizada atrás do Poliesportivo, começou dia 20 de maio e vai até 16 de julho, das 18h às 23h, todos os sábados e domingos. A preparação da edição deste ano teve início em setembro de 2022, e ao todo são três pessoas, paroquianos, que trabalham e têm afazeres diários para a organização da festa.
“Em setembro, iniciamos reuniões de planejamento, como: levantamento de documentação para autorizações junto aos órgãos públicos, ligação de água, energia, gás, som, insumos para as 14 diferentes barracas e o caixa, este ano centralizado. Em seguida, listamos quais seriam as fraquezas que deveriam ser corrigidas e, em outubro e novembro, iniciamos pesquisa por soluções, por internet e buscando o que faltava para melhor cumpria nossas expectativas, que foram os cartões de consumo”, explica Paulo Henrique Prado, integrante da comissão voluntária da quermesse.
Em relação as parcerias, a equipe inicia com 12 empresas possíveis e diminui o número até chegar na parceira escolhida em meados de março de cada ano de edição. Este ano, em fevereiro foram iniciadas as tratativas documentais junto aos órgãos públicos, fase que leva até a concessão do alvará. “Outro desafio foi, dentro do objetivo de solucionar os gargalos existentes, o de centralizar as compras, antes realizadas por cada coordenador de cada uma das barracas, em um único ponto focal, que com maior poder de negociação frente ao volume negociado, conseguiu reduzir os custos globais da quermesse, minimizando os efeitos da inflação desde a última edição, em 2022. Por fim, depois de muitas reuniões junto aos coordenadores das barracas, junto a autoridades e fornecedores, o desafio seguinte foi o referente à logística da quermesse”, comenta Prado ao citar que, em dias de pico, são até 6 mil pessoas que passam passando pela quermesse, com mais de 250 voluntários paroquianos servindo ao público.
A programação da festança conta com comidas típicas, como fogazza, yakissoba, caldo, batata frita, milho verde, calabresa, espetinho, morango, churrasco, vinho quente, bebidas e doces. Além disso, a paróquia realiza um super bingo com duas motos, celulares, televisores e até um cruzeiro internacional para duas pessoas. Este ano, em especial, o evento ainda será filmado via drone.