
No feriado de Corpus Christi (8 de junho), as cidades do ABC promovem atividades além da tradicional celebração de missas, que acontece nas paróquias. Entre as opções estão procissões com fiéis, sessão de cinema com o “Cinemania” e parques abertos para a população.
Ribeirão Pires promove a Solenidade de Corpus Christi na quinta-feira. O evento, que reúne seis paróquias da cidade e de Rio Grande da Serra, conta com a confecção de tapete de serragem, missa presidida pelo Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini e benção especial com adoração do Santíssimo.
A celebração acontece com apoio da Prefeitura e traz as paróquias Santa Luzia, Santanna, Nossa Senhora de Fátima, São José, São Judas Tadeu e São Sebastião para a tradicional procissão.
Os preparativos do tapete iniciam na quarta-feira (07), às 20h, com participação de membros das paróquias e moradores. O tapete, feito com serragem, pó de café e casca de ovos, será montado na rua Padre Marcos Simoni. A via será interditada a partir das 20h para confecção.
Na quinta-feira de Corpus Christi, as celebrações iniciam às 9h, com missa presidida pelo Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini. Na sequência, a procissão sai do Complexo Ayrton Senna e segue até o Hospital São Lucas, onde ocorrerá uma Benção Especial, seguindo para a rua Padre Marco Simoni, onde estará o tapete. A celebração termina no Palco Central da Vila do Doce, com adoração e bênção do Santíssimo.
Confecção do Tapete – dia 07/06, a partir das 20h (rua Padre Marco Simoni – Centro)
Temas do Tapete
A confecção do Tapete é divido entre as paróquias, cada uma com um tema
1º Paróquia São José – Campanha da fraternidade
2º Paróquia Santa Luzia – Acolhida e missão
3º Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Temas eucarísticos
4º Paróquia São Sebastião – Ano Vocacional
5º Paróquia São Judas Tadeu – Saúde e temas eucarísticos
6º Sant’Anna – 70 anos da Diocese Santo André
Cinemania em Diadema
Em Diadema, no Centro Cultural Diadema e no Teatro Clara Nunes, a partir das 19h, acontece o Cinemania – Audiovisual Em Diversos Formatos. A ação contará com a exibição de “A Máquina Infernal”, uma fábula sobre o apocalipse da classe operária, de Francis Vogner dos Reis. A obra, de 30 minutos de duração, será exibida às 19h e, após a exibição, será feito um bate-papo com o diretor.
Parques
Os parques municipais da região também estarão abertos durante o feriado e funcionam normalmente.