
No mês do Junho Verde, Santo André por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove a oportunidade dos munícipes visitarem o Aterro Sanitário e conhecerem mais sobre a fauna e a flora da Mata Atlântica, por meio de uma trilha ambiental monitorada ao Parque Natural do Pedroso.
As duas atividades vão ser oferecidas em quatro datas diferentes ao longo do mês e as vagas são limitadas e, por isso, é necessário fazer inscrição antecipadamente pelo site.
Aterro
As visitas ao Aterro Sanitário municipal ocorrem nos dias 14 e 17/6 (quarta-feira e sábado), a partir das 9h. O ponto de encontro é no próprio aterro e a idade mínima para participar é de 11 anos. As pessoas que são menores de idade devem estar acompanhados de um responsável.
No circuito da visita, os interessados vão conhecer mais sobre a estrutura de um aterro sanitário; o caminho que os resíduos fazem desde a coleta na casa dos moradores até chegar à disposição final na frente de lixo; discutir sobre as problemáticas que envolvem a geração e a separação dos resíduos e como isso afeta a vida útil do aterro; descobrir onde é armazenado o chorume, líquido percolado proveniente da decomposição dos resíduos úmidos e como é feito o seu tratamento; e entender mais sobre o trabalho realizado pelas cooperativas de reciclagem, responsáveis pela triagem e venda dos resíduos recicláveis coletados no município.
Trilha no Pedroso
Nos dias 22 e 25 (quarta-feira e domingo), o Parque Natural do Pedroso recebe os visitantes para uma experiência em meio à flora e à fauna da Mata Atlântica. O Semasa promove novas edições da trilha ambiental monitorada até a 2ª torre do antigo teleférico.
O percurso tem dificuldade moderada, com 825 metros de extensão. A idade mínima para participar é de 15 anos e menores de idade precisam de acompanhantes responsáveis. Ao longo do trajeto, os agentes ambientais e educadores da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental da autarquia comentam diversos aspectos e curiosidades das espécies existentes na Unidade de Conservação e sobre a história do parque.
O Parque Natural do Pedroso é uma Unidade de Conservação cuja gestão está sob responsabilidade do Semasa. Trata-se da maior área protegida do município e guarda importante remanescente da Mata Atlântica.
Toda a agenda de atividades do Junho Verde e mais informações estão disponíveis em semasa.sp.gov.br/junhoverde.