
O Castramóvel vai realizar mais de 200 castrações no Jardim Alzira Franco, em Santo André. O equipamento está no bairro todas as terças e vai realizar o procedimento em animais que já foram cadastrados previamente. A ação integra o programa de castração do município que, somado às clínicas conveniadas, já realizou mais de 21 mil cirurgias.
O aposentado Durval dos Santos, de 67 anos, levou a sua companheira peluda Lilica para realizar o procedimento e comemorou a ida do Castramóvel para o bairro.
O diretor de Vigilância à Saúde, César Gusmão Rangel, explica que antes de realizar as castrações é feito o cadastro dos animais. As áreas beneficiadas pelo Castramóvel são escolhidas com base nos históricos de estudos epidemiológicos de cada região. Após o estudo, deixamos uma tenda por dois ou três dias no bairro para cadastro dos animais que, posteriormente, serão castrados. “Na hora do cadastro passamos todas as orientações e também a data que a cirurgia será realizada”, diz.
A castração é um procedimento cirúrgico seguro e eficiente, que contribui para o controle de natalidade e para diminuir a incidência de animais abandonados nas ruas. Além disso, também colabora para evitar diversas doenças em cães e gatos.
Sobre o Castramóvel
O equipamento é dimensionado para operar com um médico veterinário e um auxiliar. Os profissionais da vigilância epidemiológica complementam o serviço na realização do processo administrativo, cadastro de novas castrações e orientação sobre a guarda responsável. A carreta possui sala cirúrgica, pré-operatório, pós-operatório e sala de assepsia.
O programa municipal de castrações de cães e gatos, remodelado em 2017, atende de forma totalmente gratuita munícipes interessados nesse serviço. É importante manter o telefone de contato atualizado, pois será por meio dele que a clínica conveniada entrará em contato para informar data, local e horário do atendimento.
O animal deve estar com quatro meses ou mais, estar bem de saúde e estar vacinado contra raiva. As fêmeas não podem estar no cio ou gestante. Caso o animal não esteja vacinado, basta o tutor leve o animal até a Gerência de Controle de Zoonoses, localizada no bairro Valparaíso.