Em 2023 a Ecovias completa 25 anos no comando da concessão do sistema Anchieta-Imigrantes, um dos principais sistemas rodoviários do Estado de São Paulo. Após um quarto de século, a empresa concessionária aposta no sistema inteligente e em investimentos na manutenção da qualidade das vias para seguir com o atendimento. Em entrevista ao RDtv nesta segunda-feira (12/06), o coordenador de Tráfego da Ecovias, Márcio Vono, explicou parte do desafio colocado no dia a dia das rodovias.
Segundo Vono, em todo o período de concessão foram investidos R$ 8,6 bilhões nas mais diversas intervenções como o anel viário de Cubatão, a nova entrada de Santos, a ampliação da pista Norte da Imigrantes e a marginal da Via Anchieta que passa por São Bernardo.
“O sistema Anchieta-Imigrantes realmente é realmente uma caixinha de surpresas. Costumamos dizer que aqui faz as quatro estações do ano em um único dia. Temos esse público de veículos comerciais misturado com o público de veículos de passeio. A rodovia Anchieta é praticamente uma grande avenida que vai cortando os municípios de São Bernardo até chegar em São Paulo. Temos esses desafios que são os feriados prolongados, por exemplo”, explicou o coordenador.
No feriado de Corpus Christi a expectativa era de que 260 mil veículos utilizassem o sistema durante o feriado. Porém, o bom tempo acabou atraindo mais pessoas para o litoral e assim 305 mil veículos passaram pelas rodovias operadas pela Ecovias durante o feriadão.
A média diária de passagem de veículos é de 100 mil por dia, sendo que os veículos comerciais (transporte de cargas) que só acessam a Anchieta para chegar ao Porto de Santos, correspondem a 13 mil por dia. Além da Anchieta e da Imigrantes, o sistema também é formado pela Padre Manuel da Nóbrega e a Cônego Domenico Rangoni, além das interligações Planalto e Baixada.

Atualmente a Ecovias realiza três obras na região da Baixada Santista que visam melhorar o tráfego, realizar a ligação entre bairros em Cubatão e melhorar a drenagem de água em alguns trechos. Além disso, realiza o recapeamento de alguns trechos.
Outro desafio apontado por Márcio é trabalhar com um trânsito seguro, apostando em uma sinalização moderna e na educação como formas de melhorar a convivência entre os usuários. Segundo dados da própria Ecovias, houve uma redução de 45% no número de acidentes durante o período de concessão e uma queda de 43% no número de óbitos.