
Moradores da Vila Linda, em Santo André, reclamam da falta de segurança nos arredores de um posto de gasolina desativado na rua Carijós, altura do nº 1.869. Segundo os reclamantes, o espaço tem dado lugar a usuários de droga e pessoas em situação de rua, cenário que tem trazido insegurança para quem vive ou passa pelo local.
Fernando da Silva Guimarães, gerente de padaria, comenta que o medo tomou conta do bairro, principalmente à noite, quando usuários de drogas se concentram na região. “Tem um pessoal que vai trabalhar e fica no ponto de ônibus ali perto, mas é um perigo”, diz.
Em razão da falta de policiamento, Guimarães conta que furtos se tornaram frequentes naquela região, inclusive onde trabalha, já presenciou casos diversas vezes. “O comércio tem sido um dos principais prejudicados. Na padaria que trabalho, por exemplo, tivemos furto no salão, em um dia que meu colega estava distraído e não percebeu um garoto que pegou um pacote de bolacha e fugiu sem pagar”, conta.
Osmair de Mattos Nogueira, 57, vendedor e morador do bairro, conta que o problema é antigo e persistente. “Esse posto está há três meses abandonado e nunca fizeram nada para melhorar ou resolver a situação. Estamos pensando em organizar um abaixo-assinado e tirar isso daqui, a situação já está insustentável”, reclama. O vendedor diz ainda que existem pessoas que deterioram o lugar para tentar revender itens. “Além de dormirem no posto, sempre tiram coisas de lá, como barras de ferro, fios de eletricidade e até telhas para vender por aí”, comenta.
Em nota a Prefeitura de Santo André informa que a Guarda Civil Municipal faz rondas na rua Carijós periodicamente e irá, a partir de julho, aumentar o efetivo na região com a chegada da Operação Delegada. Além disso, a Secretaria de Segurança Cidadã está em tratativas com a Secretaria de Assistência Social para a realização de trabalho conjunto em relação aos moradores em situação de rua.
Por meio de um comunicado, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do ABCDMRR (Regran) diz que o posto foi desativado há 2 anos e a empresa Shell entregou o terreno para o proprietário. O sindicato sugere à Prefeitura que notifique o dono do espaço e cerque o terreno com tapumes pra que o local não vire abrigo para desconhecidos.
Veja o vídeo do posto abandonado: