
A Secretaria de Saúde de Santo André recebeu sexta-feira (16/6) visita de grupo de profissionais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) interessado em conhecer mais sobre o projeto Consultório na Rua, iniciativa da equipe de Saúde Mental que deu ao município premiações nacionais em 2022.
Durante a estadia, os funcionários da instituição de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas recolheram informações do programa para a elaboração de um capítulo de um livro, além de um documentário que será exibido no canal Futura.
A visita da Fiocruz começou pelo gabinete da Secretaria de Saúde, onde os profissionais foram recepcionados pela equipe da Saúde Mental e o secretário Gilvan Junior. Depois, o grupo partiu para conhecer as dependências da República Infantojuvenil, na Vila Guiomar, e trocou experiências com as equipes que atuam no Consultório na Rua. Essa foi a segunda visita presencial da instituição à cidade, a primeira foi em março.
A visita da Fiocruz faz parte da curadoria oferecida pela instituição para Santo André em razão dos prêmios recebidos pelo Consultório na Rua em 2022 por meio do trabalho “Reduzindo Danos e Protegendo Vidas: Cuidado às Gestantes em Situação de Rua, Usuárias de Substâncias Psicoativas na Cidade de Santo André/SP”.
A iniciativa rendeu o primeiro lugar no Prêmio Atenção Primária Forte: Caminho Para a Saúde Universal, promovido pela Opas (Organização Pan-americana de Saúde), OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo Conasems (Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde), dentro da 17ª Mostra “Brasil Aqui Tem SUS”.
O projeto também foi premiado em 2022 por mostras de experiências exitosas do Prêmio David Capistrano, organizado pelo Cosems/SP (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de São Paulo), como parte da 18ª Mostra “Experiências Exitosas”. Por fim, ainda conquistou o importante prêmio “IdeiaSUS – Fiocruz é SUS: direito universal à saúde, equidade e democracia”, oferecido pela instituição carioca.
Consultório na Rua
A unidade de Consultório na Rua foi implantada em 2013, oriunda da equipe de Redução de Danos. Atualmente conta com uma equipe de Modalidade III, composta por médicos clínicos, terapeuta ocupacional, psicóloga, assistente social, enfermeira, técnica de enfermagem e agentes redutores de danos. Os atendimentos funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, sob gestão da coordenação da Saúde Mental do município.
O projeto visa acolher de forma humanizada e ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. O Consultório de Rua realiza atividades de modo itinerante. Entre as atividades estão acolhimento e atendimento integral das demandas de saúde como abordagens, orientações, trabalho de desenvolvimento de vínculos, cadastramento, consultas, curativos, medicações e encaminhamentos, em parceria com as equipes das unidades básicas de saúde.