
São Bernardo inicia nesta quinta-feira (22/06), a implantação do primeiro corredor verde de transporte coletivo do ABC que vai operar com ônibus 100% elétricos, movidos a bateria. Com a medida, o município começa processo efetivo de substituição gradativa dos atuais veículos a diesel para os novos modelos, cuja tecnologia permitirá a diminuição da emissão de poluentes.
Nesta primeira etapa, serão sete unidades nestes moldes e o investimento privado se deu na ordem de R$ 2,5 milhões por cada unidade, totalizando um volume de R$ 17,5 milhões nesta fase.
As novas unidades irão circular na Linha 20, encarregada por já atender cerca de 4.000 passageiros por dia, em trajeto que vai do Parque Imigrantes até o Paço Municipal, passando ainda pelas regiões do Royal Park, Batistini e Demarchi. No total, são 28 paradas, incluindo dois terminais, como o Batistini, compreendendo um percurso de origem e destino de quase 30 quilômetros. Juntos, os ônibus farão aproximadamente 100 viagens diárias, os carros, de 12,1 metros de comprimento, possuem capacidade para 72 passageiros.
Com tecnologia brasileira e mão de obra no município, os veículos têm autonomia de 240 quilômetros, o que dá condições de percorrer uma viagem com trajeto de São Bernardo até a cidade de Campinas sem carregar a bateria, além da emissão zero de gás carbônico (CO²) e outros poluentes. A recarga da bateria ocorre num período médio de três horas, normalmente na garagem da empresa operadora.
Estrutura
Os novos ônibus destacados para o corredor verde vão contar com ampla estrutura e tecnologia, projetando-se para o futuro, como ar-condicionado, conector para carregador USB e sistema de aceleração contínua e automática. As unidades ainda tem vantagens de economia, menor custo de manutenção e maior vida útil. O motor elétrico e o equipamento de propulsão, que movem os ônibus elétricos, duram de 20 a 25 anos.