
Ao longo do ano, muitos eventos culturais, sociais e gastronômicos são sediados pelas prefeituras do ABC, mas o que poucos sabem, é que o cadastro de comerciantes e interessados em participar dos eventos é frequentemente atualizado, basta que o interessado esteja com a situação do seu negócio regularizada e se cadastre para expor seus produtos.
Em São Bernardo, por exemplo, os chamamentos para participação em eventos são divulgados no jornal “Notícias do Município”, que é atualizado toda sexta feira via link: saobernardo.sp.gov.br/web/sbc/imprensa-oficial.
O próximo evento na cidade será o 1º Festival da Primavera e das Flores, agendado para outubro deste ano, no Parque Salvador Arena (Rudge Ramos). Para este evento, o edital de chamamento já está aberto.
Em São Caetano, a Prefeitura informa que os interessados em comercializar produtos nas feiras podem acessar os editais específicos para os eventos que serão realizados na cidade. Os comunicados são postados no Diário Oficial e também no Portal da Cultura: cultura.saocaetanodosul.sp.gov.br/post/297.
Neste momento, a cidade está com opções disponíveis para o comércio de produtos e serviços temáticos, como o “mercado de pulgas”, e para estandes promocionais no Encontro Anual de Carros Antigos e aniversário da cidade, no endereço: av. Fernando Simonsen, n° 566 – Cerâmica, São Caetano. As inscrições são gratuitas e o prazo é até 10 de julho.
Já em Diadema, os interessados em comercializar seus produtos nos eventos oficiais, devem se cadastrar na Casa da Economia Solidária, na rua Professor Evandro Caiafa Esquivel, 127. Para aqueles que desejam comercializar alimentos, é necessário participar do curso de Higiene e Manipulação de Alimentos, promovido pela Secretaria de Segurança Alimentar, sobre boas práticas, com certificação válida por um ano, além do curso de Direitos Básicos do Consumidor, promovido pela Secretaria de Assuntos Jurídicos, via Procon Diadema.
O empreendedor deve ter, ainda, no mínimo, curso de Introdução à Economia Solidária, além de atualização dos cursos promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico/Casa da Economia Solidária. A participação nos eventos é feita por rodízio dos comerciantes cadastrados e os chamamentos são feitos ao longo do ano, via site da prefeitura e no Diário Oficial da cidade.
Desafios no cadastramento
Cristiane Borges, gerente Administrativa e proprietária da Confeitaria Isabelli Borges, tentou cadastrar seu próprio negócio para participar de feiras gastronômicas em várias cidades da região, entre elas Santo André e São Bernardo, mas conta que até agora não foi chamada, e o processo de inscrição não é fácil.
“A maior dificuldade é ficar ciente das aberturas das inscrições (para as feiras), porque geralmente fica restrito aos próprios feirantes que já atuam ou atuaram em eventos”, relata. Segundo a empresária, outro fator que também dificulta a inserção neste meio é a indicação de comerciantes locais. “Acontece muito de selecionarem por indicação ou por já conhecerem de outros eventos, mas para quem está começando, quase que inviabiliza a possibilidade de participar de um evento grande ou de conseguir as melhores feiras”, salienta.
Questionadas sobre o assunto, as prefeituras de Mauá, Ribeirão Pires, Santo André e Rio Grande da Serra não responderam até o fechamento da reportagem.