
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) estará em São Bernardo neste sábado (08/07), às 15h30, para a inauguração do Hospital da Mulher, ao lado do prefeito Orlando Morando (PSDB). Na ocasião o chefe do Executivo estadual vai também assinar um aporte de R$ 150 milhões para custeio da saúde do município. O anúncio foi feito por Morando (PSDB) durante entrega de obra viária no Jardim Silvina, na manhã desta quinta-feira (06/07).
“Vamos inaugurar o hospital da mulher de São Bernardo fui lá ontem e é maravilhoso. Geraldo Reple (Secretário Municipal de Saúde) faz as coisas com tanto capricho que esse é um hospital da maior qualidade e ele está certo, pois temos que acabar com este estigma de que o que é público é ruim; tem que ser bom e de qualidade. No sábado o hospital vai estar aberto para visitação após a inauguração depois disso vamos higienizar para depois só receber os pacientes”, destacou Morando.
Em outubro de 2022 a primeira etapa do Hospital da Mulher foi entregue com a inauguração das novas instalações do Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) no andar térreo no equipamento. Neste sábado será entregue a segunda parte do complexo de atendimento à mulher, com inauguração da parte hospitalar. No Hospital da Mulher serão 170 leitos, sendo 10 leitos de UTI adulto e 25 de UTI neonatal – um ganho de 42 leitos para a nova unidade.
O novo Hospital da Mulher está sendo instalado em área de 14.920 m². No total, o prédio conta com 11 andares, que abrigarão desde refeitórios, vestiários, farmácia, laboratórios, centros de imagem e diagnóstico, além de centro obstétrico, ambulatórios, pronto-socorro, UTIs, maternidade, sala de convivência para mães e acompanhantes e berçário, salas de administração, de ensino e de pesquisa e anfiteatro com capacidade para 140 pessoas.
Verba
Sobre a verba de R$ 150 milhões para custeio da saúde do município, Morando disse que deixa de lado até as diferenças políticas e ideológicas com o PT. “Aqui não falta humildade para pedir apoio do Governo do Estado e do Governo Federal, deixo de lado as brigas”, disse o prefeito.