Nomes importantes do cenário nacional do hip hop como Emicida, Criolo, Hapen Hud, entre outros, já passaram pela Casa de Hip Hop de Diadema. Para Jean Triunfo, coordenador do local, este movimento tem resistido ao longo dos anos e se renovado com a criação de outras vertentes, como batalhas de rimas e Trap. Este ano, o movimento hip hop internacional celebra 50 anos de existência. Dentro deste contexto, a Casa de Hip Hop de Diadema, a primeira da América Latina, é referência no Brasil.
Administrado pela Prefeitura, o espaço completa 24 anos no próximo dia 29, com 12 horas de festival, das 9h às 21h. “Elaboramos uma programação mais jovem este ano”, explica Jean, que aguarda 10 mil pessoas. Além de shows com grandes nomes do hip hop, estão previstas outras atrações, como batalha de breaking internacional, batalha de MC´s, campeonato de basquete de rua, entre outras.
Além de Tasha & Tracie e Nog, a festa vai contar com a presença de Preta Nay, Mano Piti, ÉoK, Drill de Lobos, Dj ErryG, NOG, campeonato de basquete 1×1 com On Fire, discotecagem do DJ Claytão, além das barracas da Economia Solidária. Veja abaixo a programação.

História
O espaço foi criado em meados dos anos 1990, e ganhou relevância por ser reconhecido como o terceiro ponto histórico da cultura Hip Hop no Brasil. “Ela virou referência pelos trabalhos sociais desenvolvidos”, conta Jean, em entrevista ao RDtv.
Por também ser um centro cultural, a casa oferece oficinas de samba rock, capoeira, afroempreendedrismo, percussão, ballet, entre outras. “Temos o intuito de aumentar ainda mais essas oficinas”, revela. Entre os projetos futuros estão a implementação de um estúdio para produção de som e podcast. Segundo o coordenador, este projeto sairá do papel até dezembro deste ano. Alem da inclusão do espaço no mundo digital, por meio de cursos voltados ao mundo gammer.
A princípio, o espaço levava o nome de Centro Cultural Cayema, e foi apenas em 1999 que a Prefeitura deu o nome de Casa de Hip Hop. “Nossa maior missão hoje a é mostrar aos jovens a importância do espaço”, afirma.
Festa de 24º aniversário da Casa do Hip Hop – dia 29/7
9h às 15h
Campeonato AND 1 THE KING – ON FIRE, na Quadra de Basquete
10h30
Filtro de Breaking (para selecionar os b.boys e b.girl participantes)
11h às 14h
Batalha de Breaking
14h às 14h30
Mano Piti
14h30 às 15h30
Dj ErryG
15h40 às 16h10
Preta Nay
16h20 às 17h
ÉoK convida: Drill de Lobos
17h às 18h20
Batalha de Mc’s
18h40 às 19h40
Nog (Costa Gold)
20h às 21h
Tasha & Tracie
Em todos os intervalos de troca de palco, discotecagem do DJ Claytão