Em sua terceira edição online, o Tattoo Week reúne tatuadores e amantes de tatuagens do Brasil e do mundo, nos dias 14, 15 e 16 de julho, das 12h às 21h, com transmissão pelo canal do YouTube e Facebook. A novidade deste ano é que, além do evento em si, acontecerão palestras, workshops, lançamento de novos produtos e até concurso de Miss e Mister Tattoo.
Em entrevista ao RDtv, o diretor do evento, Gustavo Gawendo, comenta que o objetivo é realizar um evento efetivamente democrático, que possa trazer a participação de todos os tatuadores ao concurso de tattoo e piercing e, ainda, possibilitar que o público acompanhe o evento de todas as partes do mundo.
“Gostamos de criar um evento online e divertido, em que mostramos os concursos, tanto de tatuagens quanto o Miss e Mister, mas também queremos que os tatuadores que estão nos assistindo podem aprender novas técnicas, tendências e até estilos, e é aí que entram os workshops e as palestras”, explica. Segundo Gawendo, o evento não contará apenas com tatuadores palestrantes, mas sim, médicos e pintores que também comentarão os assuntos com o público presente.

O concurso de tatuagem será dividido em categorias durante os três dias de evento. Na sexta-feira (14/07), concorrem as categorias: Serie Desenho PB; Setie Desenho Colorida; Aquarela; Costas; Biomecânico e Orgânico; Tribal/Neo-tribal; e Fechamento. No sábado (15/07), é a vez dos estilos Comics/Anime; Old School tradicional europeu; Pontilhismo; Blackwork; Lettering/Caligrafia; Colorido; Preto e Cinza; e Temas Brasileiros. Já no domingo (16/07), competem as categorias Oriental; News School; Realismo, Neotradicional; Portrait; Fusion; Whipshading (trabalhos realizados com agulhas RL para construção das sombras, texturas e tonalidades); Fine Line; e o Melhor do Evento, com desenhos feitos apenas durante o Tattoo Week.
Cerca de 510 artistas, de 147 cidades brasileiras, e de outros cinco países (Estados Unidos, Austrália, Portugal, Espanha e Canadá) se inscreveram no evento. “São mais de 100 inscritos em relação à última edição online”, diz.
O julgamento do concurso de tatuagem será feito por juízes independentes que estarão tanto em formato presencial, na sede da Tattoo Week, quanto online. “Eles avaliarão os seguintes critérios: impacto inicial da primeira visualização, composição, legibilidade, contraste, colocação no corpo, linha de trabalho, sombreamento e mistura de cores, saturação, durabilidade e originalidade/criatividade”, explica Gawendo.
Ao ser questionado sobre o aumento na procura por tatuagens, Gustavo afirma que depois da pandemia, o estigma que cercava as tatuagens foi sendo quebrado. “As pessoas estão procurando cada vez mais os tatuadores, e aquele pensamento antigo de que ser tatuado era coisa do ‘capeta’ não existe mais”, explica ao citar que a tatuagem se tornou um estilo de vida e uma maneira das pessoas expressarem seus gostos e amores. “Seja com uma imagem da sua mãe ou até um personagem de um filme que você gosta”, expressa.