A Câmara de São Bernardo se prepara para a contratação de aprendizes e estagiários para trabalhar na área administrativa. Ao RDtv nesta sexta-feira (14/07) o presidente do Legislativo, Danilo Lima (PSDB), apontou a necessidade das novas aquisições, porém, sem descartar a possibilidade de um concurso público, algo que quer fazer antes do final do mandato.
“Existe sim uma defasagem, não só na Câmara Municipal de São Bernardo, mas em todo o ABC e em São Paulo. Existe uma falta de servidores. Os trabalhos não param, mas tendo um pouquinho mais (de servidores) em alguns setores seria um pouco mais célere esses trabalhos”, iniciou a explicação o líder da Casa de Leis.
Lima encara o modelo de contratação como “mais rápido” para atender as necessidades da Câmara, não apenas para acabar com os problemas de déficit (no qual o número não foi citado pelo vereador), mas também para dar uma oportunidade de emprego e renda.
“Trazer aquelas pessoas, aqueles jovens para o primeiro emprego, e dentro de uma Câmara Municipal onde eles vão ganhar bastante experiência. Não é abrir mão o concurso público, que é um processo mais demorado”, seguiu Danilo.
A Câmara ainda segue na busca de um entendimento para conseguir ocupar os cargos disponíveis. Nos gabinetes, o tucano revela que vereadores ainda sentem dificuldades para determinadas contratações, principalmente com a exigência de servidores comissionados com ensino superior completo, algo que é exigido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).
Outros pontos
Enquanto define os caminhos para as novas contratações, Danilo Lima também foca no debate sobre uma maneira de comunicar melhor as ações dos vereadores dentro e fora das sessões ordinárias, que ocorrem às quartas. A possibilidade de transmissão dos trabalhos em plenário não é levada em conta no momento, mas existe um entendimento de melhorar a visão que a população tem sobre o Legislativo.

Visitas monitoradas de alunos da rede pública e de munícipes são realizadas para tentar explicar melhor o que acontece na sede do Parlamento são-bernardense. Outra iniciativa revelada por Danilo Lima é a criação da “Escola da Cidadania” que visa ensinar o papel dos vereadores para os servidores e também para a população.
Enquanto isso, Danilo Lima segue a rotina de liderança do Legislativo. Questionado sobre o primeiro semestre como presidente da Câmara, o tucano relatou que apesar das dificuldades para lidar com a jornada dupla entre vereança e presidência, até o momento conseguiu manter a disciplina para emplacar diversas ações na Casa de Leis.
Entre elas, a de melhorar a separação de materiais recicláveis para dar o exemplo e ajudar o Poder Executivo em aumentar o percentual de reciclagem na cidade.