
Com as férias escolares, a programação de atividades das prefeituras nos parques e outros espaços é opção interessante para os pais e responsáveis desviarem a atenção dos filhos em relação a jogos de vídeo game e outros aparelhos eletrônicos. A orientação é que as crianças e adolescentes sejam envolvidos em atividades recreativas, já que as brincadeiras ajudam no desenvolvimento físico, cognitivo e social.
Vânia Araújo, psicopedagoga e psicóloga do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Infantojuvenil de Diadema, chama atenção sobre o uso excessivo de celulares, tablets, computadores e vídeo games por este crianças e adolescentes. “É necessário estabelecer um limite no que se trata das telas. A oferta de atividades recreativas por parte dos pais é essencial, seja dentro de casa com brincadeiras entre família, ou fora com os inúmeros programas gratuitos oferecidos nas cidades, principalmente pelas prefeituras”, destaca.
Sabina
Em Santo André, o Sabina Escola Parque do Conhecimento (rua Juquiá, s/nº – Vila Eldízia) tem programação especial até 30 de julho, com diversas atividades para todas as idades. São oficinas, minicursos, show de ciências, sessões de planetário, observação noturna do céu e outras atrações.
Destaque é o minicurso Cientista Mirim, para difundir a Ciência entre as crianças. Os encontros são às quartas-feiras de julho e com duração de 2h30, manhã e tarde. A inscrição é por meio de formulário específico para cada data no site da Sabina. São 20 vagas por horário e a faixa etária é de 8 a 12 anos.
Nas sextas-feiras 21 e 28 e julho, o Espaço Maker da Sabina oferece a Oficina de Espectroscópio, que permite o visitante construir um modelo simplificado desta ferramenta para o estudo da luz, a partir de materiais, como tubos de papelão e CDs. Ao término os educadores da Sabina mostram como utilizar o espectroscópio para ver o espectro emitido por diferentes fontes de luz. Com isso, os participantes compreendem como os cientistas descobriram, por meio do brilho, os elementos químicos que compõem as estrelas e os planetas. São 15 vagas mediante a retirada de senha para participação na recepção da Sabina para crianças a partir de 10 anos. Oficina acontece das 10h às 11h e das 14h às 15h.
A Ilustração Científica pode ser definida como uma área que une a Ciência e a Arte, cuja finalidade é auxiliar o pesquisador a comunicar suas ideias e descobertas em forma de desenhos. Em um minicurso de Ilustração Cientifica, no dia 22 de julho, os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas de ilustração, o uso e a importância da ilustração nos diferentes períodos da história, bem como conhecer e ilustrar alguns animais, plantas e seus ambientes. O curso terá 20 vagas para crianças a partir dos 12 anos e será das 13h às 15h.
Emea Santo André
Outra dica é a Escola Municipal de Educação Ambiental (Emea) Parque Tangará. O espaço, localizado no Parque Escola, oferece programação gratuita em julho com diversas atividades para a comunidade escolar e munícipes.
Destaque para oficina de brincadeiras africanas no dia 21, sexta-feira, das 11h às 12h. Com faixa etária livre, a atividade traz jogos e atividades lúdicas que têm origem na cultura e na tradição dos povos africanos. As inscrições, com vagas limitadas, podem ser feitas até um dia antes por telefone 3356-9050 ou pelo site da Emea https://parqueescola.org.br/
Tem outra oficina de marcenaria infantil com animais de madeira ocorre no dia 21 (sexta-feira), das 13h30 às 15h. É uma atividade lúdica e criativa que explora a madeira como matéria prima principal e instiga as crianças a pensarem na construção tridimensional, ao criarem animais, com cacos de madeira de vários formatos e tamanhos. É para crianças maiores de três anos. Inscrições até dia 20/7, limitadas a 15 vagas.
A Emea tem oficina de kokedamas, que são arranjos suspensos para a decoração da casa e de jardim. Para o público conhecer técnicas de construção do kokedama, bem como adubação e replantio, o local oferece oficina no dia 21, das 9h30 às 11h. Quem já tiver um kokedama em casa, pode levá-lo para a oficina. Com faixa etária é livre, as inscrições vão até 20/7 e limitadas a 15 vagas. Nos dias 25 (terça-feira) e 27 (quinta-feira), serão realizadas oficinas para crianças de 8 a 12 anos, das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 17h.

Chácara Silvestre
Em São Bernardo, uma das novidades neste período de férias está na Chácara Silvestre (avenida Wallace Simonsen, 1800, Nova Petrópolis). A visita monitorada ao Casarão, antiga moradia da família Simonsen, acontece aos sábados, das 10h às 16h, ampliando a visita dos moradores para conhecer um pouco mais da história de São Bernardo. Aos domingos, além das visitas monitoradas, há ainda programação cultural com barracas da economia criativa e shows com artistas da cidade, das 9h às 17h.
Outro destaque da programação são as atividades desenvolvidas nas bibliotecas municipais, que incluem rodas de conversa em inglês para aperfeiçoar o idioma, passando pela contação de histórias, unindo gerações nos clubes de leitura, além de muitas brincadeiras e resgate da memória da cidade.

São Bernardo conta com parques urbanos com atrações para todas as faixas etárias. O destaque é o Parque Estoril (rua Portugal, 1.100, Riacho Grande), que abriga o Zoológico Municipal, onde residem animais resgatados de maus tratos, acidentes e do tráfico. Localizado no Riacho Grande, o espaço oferece ainda pedalinho, stand up paddle e caiaques, trilhas para caminhada, viveiro escola, jardim sensorial, área de piquenique, área de banho, estacionamento, lanchonetes e museu de arte ao ar livre.
Outra opção para o período é o Parque da Juventude Cidade Maróstica (avenida Armando Ítalo Setti, 65, Centro), um dos maiores espaços dedicados aos esportes radicais da América Latina, com 22.500 m². O local abriga diferentes modalidades de esportes radicais, como Skate, Patins, BMX, Tirolesa, Rapel e Escalada, que funcionam de terças, quartas e quintas-feiras, das 10h às 12h e das 16h às 18h.
Mauá
Em Mauá, o projeto Inverno Quente oferece atividades de esportes e lazer gratuitos, durante as férias escolares. Nove espaços públicos estão à disposição da comunidade para receber alunos a partir dos 5 anos de idade. Também serão promovidas atividades para idosos com o projeto de musculação e fortalecimento.
Quem quiser se matricular, deve se dirigir até um dos espaços mantidos pela Secretaria de Esportes e Lazer e se informar sobre as modalidades disponíveis e os polos participantes. Será necessário preencher um cadastro de responsabilidade de condições físicas e imagem, no caso de menores de idade, deverão estar acompanhados de um responsável. É preciso ter em mãos o RG e a carteirinha de vacinação atualizada.