A Câmara de São Bernardo será palco de uma audiência pública sobre o combate à violência contra as mulheres, na próxima quinta-feira (20/07), às 18h30. Em entrevista ao RDtv nesta segunda-feira (17/07) a vereadora Ana Nice (PT) falou sobre o evento e o debate sobre medidas de proteção para as vítimas, principalmente após o assunto ser fortemente debatido na cidade nas últimas semanas.
“O nosso mandato sempre está muito próximo do movimento de mulheres, da população da nossa cidade. Então em uma dessas discussões com o Fórum de Mulheres do ABC, sociedade civil, surgiu a necessidade de realizar uma audiência pública no nosso município para debater esse tema que infelizmente afeta muito as mulheres da nossa cidade”, explicou a parlamentar.
O evento contará com as presenças de Mário Rubens Assumpção Filho, juiz da Vara de Violência Doméstica e Família de São Bernardo; Carla Murcia Santos, promotora de justiça de São Bernardo; Nálida Coelho Monte, coordenadora auxiliar do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública de São Paulo; e Dulce Xavier, graduada em Ciências Sociais e ex-gestora de Políticas Públicas para Mulheres nas prefeituras de São Paulo e São Bernardo.

O evento ocorre semanas após a aprovação em plenário de uma parceria entre as prefeituras de São Bernardo e São Caetano para formar um atendimento separado para acolher mulheres vítimas de violência. A ação ocorreu após as saídas dos dois municípios do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, o que fez com que ambos não tivessem mais o direito de atendimento na Casa Abrigo Regional.
Além desta mudança, a audiência pública também vai debater outras ações que ainda são necessárias para combater esse tipo de violência, entre elas, fazer com que a Delegacia de Defesa da Mulher funcione 24 horas por dia, algo que chegou a ser prometido pelo então governador João Doria (sem partido) e que foi alvo de uma determinação assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda no primeiro semestre.
Ana Nice considera que seja importante que homens e mulheres possam participar da audiência, que servirá como uma forma de voz política no tema, algo que ainda se encontra dificuldade devido a pouca presença feminina nos legislativos. Em São Bernardo, a Câmara com apenas duas mulheres: Ana Nice e Ana do Carmo (ambas do PT).