
Com diagnóstico de endometriose e com diversos outros problemas resultantes da doença a moradora de Santo André, Andréia do Carmo Moysés, aguarda há mais de seis anos por uma cirurgia que possa dar fim ao seu sofrimento. O convênio Santa Helena Saúde, segundo ela, não define a cirurgia e ainda não cobre despesas que ela teve que assumir com especialistas. A Santa Helena, por sua vez, diz que a cirurgia não foi indicada pelos especialistas que acompanham a paciente.
“É um descaso o que eu venho passando com o convênio. Desde 2016 tento me tratar da endometriose. Por causa dela tive várias infecções e hemorragias e isso já afeta também bexiga, intestino e rins. Além disso essa doença mexe demais com o psicológico, por isso tem mulheres que consideram o suicídio”, conta Andréia.
Por conta da dificuldade em passar com especialistas e diante das muitas crises, a paciente procurou ajuda de médicos particulares, arcou com valores de consultas, mas não obteve ressarcimento do Santa Helena. “Eu não sou reembolsada dessas despesas, estou desempregada e quem está pagando a mensalidade é minha irmã. Eu não tenho mais dinheiro para gastar com médicos, estou sem amparo do convênio que não coloca profissionais preparados para lidar com esse tipo de situação, é muita falta de empatia”, reclama a andreense.
Procurada, a Santa Helena Saúde informa “que possui equipe médica especializada em endometriose profunda e atende em ambulatório e realiza cirurgias, quando indicadas, nos hospitais do grupo. A paciente Andreia do Carmo Moysés esteve em consulta com médica especialista e não houve negativa de terapia, exame complementar ou cirurgia, sendo esta última não solicitada por conduta médica especializada. A Santa Helena Saúde fará contato com a Sra. Andreia para nova consulta e acolhimento”.
O que diz a Santa Helena:
“A Santa Helena Saúde possui equipe médica especializada em endometriose profunda que atende em ambulatório e realiza cirurgias, quando indicadas, nos hospitais do grupo. A paciente Andreia do Carmo Moysés esteve em consulta com médica especialista e não houve negativa de terapia, exame complementar ou cirurgia, sendo esta última não solicitada por conduta médica especializada. A Santa Helena Saúde fará contato com a Sra. Andreia para nova consulta e acolhimento”.