
Começa nesta sexta-feira (21/7) e vai até domingo (23) a 1ª Festa Nordestina de São Bernardo, na esplanada do Paço. Com atrações musicais, como a banda Barões da Pisadinha, a festa espera até 50 mil pessoas por noite para apreciar não somente os shows como 45 barracas com artesanato e comidas típicas. Um grande aparado de apoio foi montado para segurança e o deslocamento para quem for à festa, que tem foco solidário. O público é convidado a doar um quilo de alimento, que será encaminhado para o Banco de Alimentos da cidade. A expectativa é arrecadar 10 toneladas de donativos.
A festa é uma homenagem da cidade aos migrantes nordestinos que compõem cerca de 30% da população de São Bernardo. “Essa festa nordestina é um reconhecimento a todo o povo nordestino que veio, vive e faz parte da vida dessa cidade. A marca do nordestino aqui é muito acentuada, forte e presente. Quando se faz uma festa dessa não é apenas uma diversão é um retrato da vida dessas pessoas, daqueles que deixaram sua cidade natal à procura do emprego, outros que vieram chamados por parente que já estava aqui e outros que já têm seus filhos nascidos aqui. Queria retratar que essa festa é uma homenagem a milhares de nordestinos que vieram para cá e fizeram com que essa cidade se tornasse tão importante”, disse o prefeito Orlando Morando (PSDB) em entrevista coletiva em que anunciou a programação da festa, nesta quarta-feira (19).
Programação
Morando destacou que a previsão do tempo deve fazer com que a festa tenha bom público, já que entre sexta e domingo não há expectativa de chuva ou de frio, inclusive se espera temperatura mais elevada no domingo. A festa começa às 18h de sexta-feira com uma homenagem que será feita a 32 pessoas que contribuíram e fazem parte da história da cidade. Todos os homenageados são nordestinos.
“São 32 personalidades nordestinas da cidade. A escolha foi feita por uma comissão dentro da secretaria de Cultura e Juventude, pelo conhecimento pela notoriedade e por alguma contribuição que deram para a cidade. Contribuição não é doação, é o sujeito que veio de lá, muitos de pau de arara, e hoje são empreendedores e geram empregos, ou os que colaboraram com o crescimento. Eu mesmo conheci um cidadão que chegou aqui de ônibus, era operador de máquinas no Piauí e hoje é empresário. São pessoas que colaboraram com o crescimento da cidade”.
A programação da sexta-feira inclui ainda a apresentação do cantor Paulinho Maranhão que é morador de São Bernardo. No sábado a festa começa às 14h com José Gonçalves, às 17h sobe ao palco o cantor Acácio e, às 20h, canta Cristiano Neves, o Ferinha da Bahia. No domingo o palco da Festa Nordestina recebe, às 13h30, Lippe Rodrigues, seguido de Lorena Alexandre, que faz cover da cantora Marília Mendonça. Às 19h30 está prevista a apresentação mais esperada da festa, os Barões da Pisadinha.
Público
A expectativa é de um público bom já na sexta-feira, primeiro dia da festa, com crescimento do número de frequentadores no sábado e pico no domingo. A prefeitura se prepara para receber 50 mil pessoas no último dia da festa, mas também admite a possibilidade de extrapolar esse número. Toda uma estrutura de monitoramento e de segurança está prevista, cerca de 200 agentes de segurança entre guardas civis municipais e policiais militares farão a segurança do evento que terá também segurança particular contratada. “Temos extrema preocupação em oferecer eventos com total segurança. Focamos em uma festa para a família porque não tem nada melhor do que pai e mãe com criança no colo, vó com neto e pessoal da meia idade participando”, disse Orlando Morando.
Investimento
O chefe do Executivo garantiu que a prefeitura não vai gastar nenhum centavo na contratação de artistas para a 1ª Festa Nordestina de São Bernardo, tudo ficará a cargo do produtor de eventos que ganhou o edital para a festa. “Como todos os eventos que realizamos não tem dinheiro público, o que é um desafio. Não consigo imaginar que a sociedade vá avaliar positivamente você pagar R$ 1 milhão ou R$ 500 mil para contratar um show sabendo que isso poderia ser parte de outro investimento público, então é pedir ajuda, passar o chapéu e buscar patrocinadores. A esplanada do paço é um atrativo para o produtor de eventos porque é um local privilegiado, é prático e fácil. É uma grande praça de eventos o que nos permite trazer grandes artistas sem a necessidade de usar recursos públicos”, explicou o prefeito que admitiu que, se a população aprovar, pretende realizar a segunda edição no ano que vem.
Barracas
O evento não se resume às apresentações musicais. Serão 45 barradas de empreendedores, sendo 24 delas voltados à economia criativa, ou seja, de artesanato, as demais trarão a culinária nordestina para o evento. A seleção dos empreendedores é feita pelo produtor do evento, sendo que a preferência é para os que são da cidade. “A seleção foi feita por esse produtor que já trabalha neste segmento. Se eu preciso de acarajé e não tem habilitado de São Bernardo, ele pode trazer do interior ou do Nordeste, mas a maioria será de moradores da cidade”, explicou o secretário de Cultura e Juventude, Fran Silva.
Todo o público da festa será revistado por agentes de segurança
A 1ª Festa Nordestina de São Bernardo terá espaço controlado para o público e todos serão revistados como medida de segurança. “As pessoas passarão por revista, tanto homens como mulheres, visando garantir a integridade”, disse o prefeito Orlando Morando, que adiantou que essa operação se manterá até a desmobilização completa do evento, prevista para as 22h. “Tendo necessidade prorrogamos o horário dos ônibus também”, explicou.
O coronel Carlos Alberto, secretário de Segurança Urbana de São Bernardo, destacou como será o policiamento dentro e no entorno da festa. “Vamos reforçar com o efetivo da Guarda Civil Municipal nos três dias com apoio da Polícia Militar e com o trânsito fazendo os desvios. A gente estima que devemos ultrapassar mais de 200 agentes de segurança. Vamos ter segurança reforçada, controle de acesso, ou seja, as pessoas vão passar por uma revista. O local tem uma grande capacidade, mas tem que controlar o limite. Evento na área concretada da esplanada comporta de 20 mil a 25 mil pessoas, mas temos também a área gramada que comporta mais ou menos isso também, então o público ali pode chegar a 50 mil ou 60 mil pessoas. Vamos ter segurança particular, a GCM complementando essas ações e a PM fazendo o entorno do paço com efetivo redobrado, inclusive com apoio do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) e da Cavalaria, além de viaturas da GCM fazendo o entorno. Sabemos que um evento com grande público como esse atrai também aquelas pessoas mal intencionadas e podem ocorrer furtos de celulares, roubos e furtos de veículos também e isso queremos prevenir”, detalha o secretário.
O coronel reforça que quem pretende participar da festa, que prefira o transporte público para acessar o paço. “Temos uma série de estacionamentos, o do Paço vai estar liberado, temos os estacionamentos particulares também. O rotativo não vai funcionar então se poderá estacionar em todas as vagas em que for permitido, mas a recomendação mesmo é que as pessoas venham de transporte coletivo”, orienta.