
Ribeirão Pires fechou nesta quinta-feira (20/07), as rodas de conversas sobre as hepatites virais, que fazem parte das ações do Julho Amarelo. Todas as dez unidades básicas de saúde da cidade realizaram roda de conscientização e testagens. Neste mês foram aproximadamente 750 amostras até o momento. Além disso, cerca de 200 pessoas estiveram presentes nas palestras.
Para Roseli Aparecida, que mora há mais de 20 anos em Ribeirão Pires, e que usa a rede de atenção básica da saúde, ações como estas são importantes. “É muito interessante essa forma de falar, principalmente para os mais jovens, sobre cuidados, tratamentos e a importância de se prevenir contra as hepatites”, declarou.
Instituída em 2019, pelo Ministério da Saúde, a campanha Julho Amarelo, tem como finalidade promover ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Em Ribeirão Pires, somente entre janeiro e maio deste ano, foram 4.741 testes aplicados, 74% de crescimento em relação ao mesmo período de 2022.
“O trabalho de informação e testagem é fundamental, pois alertamos que a hepatite e outras ISTs não têm classe social, idade e nem escolaridade. Procure uma unidade ou o SAE (Serviço de Atenção Especializada), e faça seu teste de forma gratuita e totalmente sigilosa”, disse o secretário de Saúde, Audrei Rocha.
Ribeirão Pires realiza testagens em todas as unidades de saúde e também no Serviço de Atenção Especializada, localizado na Av. Francisco Monteiro, 205, Centro