
São Bernardo autorizou no sábado (22/7) o início das obras de urbanização e melhorias estruturais do bairro Parque Imigrantes, região do Batistini. Com investimento de quase R$ 32 milhões, o pacote de obras inclui drenagem, canalização de córrego, rede de água e esgoto, recuperação ambiental, implantação de melhorias na mobilidade e acessibilidade e, posteriormente, pavimentação de todo o bairro, por meio do Programa Asfalto Novo.
O prazo de conclusão das obras é de 24 meses, mas a expectativa é intensificar as frentes de trabalho para antecipar a entrega do primeiro lote. As intervenções no local marcam o início de um processo de qualificação do bairro que vai culminar na entrega de escrituras definitivas para 2.504 famílias, pelo Programa A Casa é Minha, considerado o maior projeto de regularização fundiária da história de São Bernardo.
Contenção de encosta
O planejamento de implantação de melhorias estruturais no bairro teve início em 2021 com a entrega de obra para eliminação de riscos na Rua Paraíba. O procedimento beneficiou 140 moradias do entorno, incluindo obras de contenção de encosta, sistema de drenagem e passeios. O objetivo da intervenção é garantir estabilização na base de residências e corrigir riscos de deslizamento de terra.
Regularização fundiária
A nova etapa de entrega de escrituras, prevista para acontecer ao final da entrega das obras de urbanização, vai complementar a primeira etapa do processo de regularização fundiária do Parque Imigrantes, iniciada em maio de 2022. À época, foram contempladas 2.374 famílias do bairro, por meio de um investimento de R$ 2 milhões.