
O ABC inicia nesta semana as conferências municipais de segurança alimentar e nutricional. O tema definido pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) para os encontros é “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”.
As primeiras conferências ocorreram em Diadema, no Centro Cultural Vladimir Herzog (rua Eduardo de Matos, 159, Campanário), e em Mauá no Centro de Formação de Professores Miguel Arraes (rua Rio Branco, 183, centro), no 26/7. Nesta segunda-feira (31/7), é a vez de Santo André, no Salão Nobre Burle Marx, Paço Municipal, (Praça IV Centenário, Centro), a partir das 13h30.
As conferências municipais de Segurança Alimentar e Nutricional são espaços que possibilitam o diálogo entre diversos atores da sociedade sobre a temática, em preparação para a conferência nacional, que será realizada em Brasília em dezembro. Além disso, nas conferências municipais serão eleitos os delegados que irão representar a região na conferência nacional.
O acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente a toda população é pauta do Consórcio Intermunicipal do ABC. Em fevereiro deste ano, a entidade regional criou o Grupo de Trabalho (GT) Segurança Alimentar e Combate à Fome. A iniciativa atende a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).