
“Na hora de gastar com lazer, tento equilibrar os custos do lar com algumas estratégias, por exemplo, a meia entrada de cinema em programas de incentivo à cultura, o uso do vale-refeição da empresa para comer só quando fomos sair- (levando marmita) entre outras maneiras que encontro de reservar dinheiro para momentos com as minhas filhas”. As aspas são da vendedora Tatianne Lemos, 34 anos, ao explicar a forma que comprará a boneca mais famosa da Mattel, com custo de R$35 a R$ 400 para suas duas garotas, de 3 e 11 anos, após levá-las ao lançamento do filme Barbie.
A preocupação das famílias de renda baixa ou média, está em adequar o orçamento familiar para passeios em datas especiais como essas, que já exigem um certo cuidado nas contas e nas compras pós-passeios, como explica Tatianne.
“Infelizmente, ainda temos uma desigualdade de renda enorme em nosso país, os preços altos puxam ainda mais para que não tenhamos uma margem para gastos digamos que supérfluos. Lembro que era o meu sonho ter uma mansão da Barbie e, hoje, mesmo com estabilidade, ainda vejo uma certa dificuldade em poder adquirir as tão sonhadas bonecas para minhas filhas”, conta.
Um dos motivos que encarecem os brinquedos no Brasil e impactam no bolso de mães, como o caso de Tatianne, é a taxação elevada de impostos sobre o produto fabricado. No caso da tão aclamada Barbie – que é encarecida por conta do branding em seus comerciais, filmes e desenhos -, o valor pode ser ainda mais alto no ajuste final. O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) disponibilizou uma tabela em que a tarifa de uma boneca, no item variedades, chega a 39,70%.
Os materiais utilizados para se produzir uma boneca hoje em dia, também, interferem no preço dos impostos que serão cobrados do produto final. Ainda no levantamento realizado pelo IBPT, a taxação do plástico, que é um dos itens essenciais de modelagem, chega a 40,09% e o tecido com carga de 35,74%. Visto isso, mais os custos de produção e visibilidade de uma marca de brinquedos, o valor tende a ser sobrecarregado.
O economista da University of Houston, Paulo Oliveira, explica que ao reduzir a carga tributária sobre bonecas, seria possível gerar um impacto positivo ao tornar esses produtos mais acessíveis. “Uma redução nos impostos ajudaria a diminuir os preços finais e permitir que mais pessoas tenham a oportunidade de adquirir. Isso, também, se o governo ajustasse a carga tributária para considerar o efeito do aumento de demanda que, ainda, poderia aumentar a arrecadação tributária”, diz.
Alternativas
A solução para a mãe e vendedora não foi outra, Tatianne decidiu que irá investir em uma boneca inferior da nova coleção ou, até mesmo, de outras marcas para suas filhas. “Eu acredito que realmente os impostos encarecem os preços, ainda mais quando há um evento como o filme que estimula na procura do produto. Com o cenário econômico atual, devido aumento de preços, a minha realidade é comprar uma boneca de, no máximo, R$ 60 e irei explicar as nossas condições financeiras para minhas meninas”, declara.
O analista de sistema, Vinicius Vieira, que é pai da Amelie, de 3 anos, seguirá a mesma alternativa que Tatianne, comprando uma boneca similar, até mesmo da empresa concorrente se for o caso. “Se a Barbie está no hype, as outras marcas tendem a baratear um pouco mais como uma opção e isso pode ajudar. Por exemplo, se há uma Barbie sereia com valor de R$100 e uma Susi do mesmo modelo por R$ 70, eu vou na opção mais em conta. Eu sei que estou pagando altos impostos, e não me importo de comprar outra marca, mas facilitariam se as taxações fossem menores, claro”, completa.
Estimativas milionárias
Para se ter uma ideia do movimento que o filme Barbie fez, além das campanhas de marketing nas cores rosa e branco, que grande parte do setor de serviços surfou na onda de suas vendas, foram US$ 337 milhões de faturamento que a marca teve por conta da estreia, segundo o levantamento da empresa de análise de internet Comscore. Mas, as expectativas de vendas de produtos podem surpreender ainda mais, já que a projeção de lucro da Mattel, ainda neste ano, chegue a US$ 1 bilhão.
No olhar da macroeconomia, como já previsto, os preços da boneca Barbie podem ser impactados com a tendência de aumento devido à alta procura. Mas, por ser um produto com demanda “elástico”, traz um alerta de que os consumidores também podem buscar alternativas mais acessíveis no comércio informal.
“O comércio formal, como lojas de brinquedos e varejistas, pode se beneficiar do aumento nas compras, no entanto, devido à elevada carga tributária de quase 40% na taxação das bonecas e o aumento do preço de venda por conta da alta demanda – estimulará a brecha no comércio informal, que será fortalecido devido à disponibilidade de produtos falsificados e contrabandeados que não pagam impostos”, finaliza o economista, Paulo Oliveira.
O longa, que foi lançado na última quinta-feira (20) em diversos continentes, conta com um grande elenco. Sendo o papel principal, na responsabilidade de Greta Gerwig, a cantora Dua Lipa como Barbie Sereia, Ryan Gosling como Ken entre outros nomes aclamados de séries prestigiadas em plataformas de streaming. (Colaborou Maik Uchôa)