Criado em julho de 1993, o Procon de Diadema literalmente comemora 30 anos de atividades com o entusiasmo e otimismo de quem conhece o que faz. Eliete Menezes, coordenadora da instituição no município destaca mudanças na dinâmica de atendimento, leis sobre proteção de dados e super endividamento, que considera muito relevantes para proteger os consumidores mais vulneráveis como idosos, por exemplo, público alvo do Procon.
Está nos planos da instituição por meio da Escola Municipal de Educação para o Consumo do Procon Diadema, inaugurada em março de 2023,o lançamento de conteúdo para crianças e adolescentes sobre educação financeira, em parceria com a Secretaria da Educação.
No que toca a comemorações propriamente ditas pela data emblemática de três décadas de prestação de serviços em contato com a população, não faltou uma agenda de eventos e palestras gratuitos abertos a todos sem inscrição, com direito a perguntas até sobre problemas pessoais na relação de consumo. “Os idosos têm participado muito porque são consumidores vulneráveis e sofrem na relação de consumo”, aponta Eliete, que faz parte do Conselho Municipal do Idoso em Diadema.

Segundo Eliete o número de reclamações no Procon Diadema tem crescido significativamente e atingiu a marca de 6.804 registros no período de 2021 a junho de 2023, vindas na maioria de pessoas do sexo feminino de 50 anos ou mais. Ela entretanto atribui parte dessa evolução ao pouco acesso ao Procon pela população de Diadema. “O Procon Itinerante e o atendimento nos bairros com ônibus da Fundação Procon, mostrou que o povo não sabe o que o Procon faz, e temos visto uma adesão muito grande de pessoas por conta dos eventos fora do espaço físico da instituição”, observa.
No ranking das reclamações entre os grandes violadores das leis do consumidor Eliete aponta a Enel, em primeiro lugar, depois a Sabesp, as empresas de telefonia móvel, e os bancos. Ela conta que no ritmo da economia do País o Procon Diadema aderiu aos recém lançados programas Renegocie e Desenrola do governo federal, com orientações ao consumidor e alertas para novos golpes, com excelentes resultados.
Educação para consumo – Rosana Coelho, coordenadora da Escola Municipal de Educação para o Consumo do Procon Diadema, avisa que neste primeiro momento a escola trabalha com informação para construir uma base de educação financeira para consumo e também na esfera do consumo consciente, que faz parte da saúde do indivíduo e do planeta também. A primeira turma formada foi a de empreendedores da região que trabalharam nas festas juninas. Também foi realizada em parceria com a Fundação Procon de São Paulo uma formação para idosos estendida à população em geral sobre orientação financeira.
A agenda de cursos da escola obedece a um calendário permanente todas as terças e quintas-feiras, das 9 às 11h com aula gratuita presencial sobre direitos básicos do consumidor, aberta a qualquer morador de Diadema que se dirija à sede do Procon (Av. 7 de Setembro, 400) com RG e CPF comprovante residência e se inscreva. As turmas são de 15 alunos. O calendário itinerante funciona de acordo com a demanda, e pelo critério do tipo de reclamação predominante no mês, que gera o conteúdo a ministrar. A inscrição gratuita é aberta a moradores de Diadema, com RG e CPF comprovante residência.
Procon Diadema
av. Sete de Setembro, 400 – Centro, Diadema
(11) 4053-7200