
Quem atua no mercado financeiro ou precisa fazer leitura diária dos principais acontecimentos do setor, deve ter acesso a ferramentas que contribuam para a produtividade e otimização. Pensando nisso, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) desenvolveu uma plataforma customizada, pronta para atender alunos e docentes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação.
Analisar o mercado financeiro é uma tarefa com muitas variantes e diferentes pontos de vista, mas uma coisa é certa: hoje em dia é impossível prever a direção do mercado apenas olhando para números crus e sem contexto, principalmente a saúde financeira de diferentes empresas e as suas respectivas ações, além da taxa básica de juros da economia (Selic), Índice Ibovespa e Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A Plataforma Financeira do Instituto Mauá de Tecnologia foi desenvolvida pelos professores em associação com os alunos do Mauá Finance Group, o que a torna bastante customizada para atender as necessidades dos alunos e docentes.
“Um dos principais diferenciais é que o usuário encontra uma ferramenta amigável, ou seja, traz na mesma base informações primárias, como o preço das ações e a saúde financeira da empresa pesquisada, até mesmo selecionada por segmento, o que otimiza o tempo de pesquisa do usuário”, explica a professora do curso de Administração da Mauá, Rossana Raffaelli Leoni, que está à frente do projeto ao lado do professor Carlos Alberto di Agustini.
Os dados financeiros são coletados, monitorados e atualizados na plataforma pelos próprios alunos. “Vale destacar que o IMT Finance é lúdico e de fácil interpretação, como uma tela de painel de automóvel, por exemplo, o que ajuda a entender e prever o comportamento dos ativos por qualquer usuário”, afirma Rossana.