
O Procon Diadema acaba de completar 30 anos de atuação na cidade. Criado em 1993, a instituição passou por atualizações e incorporou novas ferramentas para atender demandas. Começou com atendimento a munícipes, depois veio a fiscalização com foco na educação e, agora, possui a Escola Municipal de Educação para o Consumo.
Reclamações
Desde 2021, foram registradas 6.804 reclamações, sendo 65% relacionadas a empresas prestadoras de serviços essenciais como energia elétrica, distribuição de água e telefonia, e financeiras, a exemplo dos bancos. O perfil dos reclamantes que mais procuram o serviço, em Diadema, é composto por mulheres e pessoas acima de 51 anos.
Entre as principais ações implementadas nesta gestão para a área estão reforma da sede do Procon, atendimento nos bairros e criação da Escola Municipal de Educação para o Consumo.
Evento e seminário
A mesa de abertura de celebração foi formada pela coordenadora, Eliete Menezes; a vice-prefeita, Patty Ferreira; o secretário de Governo, Deivid Couto; a vereadora da Câmara Municipal, Lilian Cabrera; e o chefe de Gabinete na Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Ricardo Suppion. Os participantes foram recebidos com a apresentação da Lira Musical de Diadema.
O coordenador geral de Estudos e Monitoramento de Mercado da Senacon, Vitor Hugo do Amaral Ferreira, ressaltou ao longo do evento que “somos todos consumidores, a todo tempo e a todo instante”. Entretanto, apesar da tecnologia permear o cotidiano, situações simples ainda são barreiras. “Hoje, falamos de proteção de dados dos consumidores, mas aqueles que estão nos balcões dos Procons ainda encaram o desafio simplesmente de cumprir a troca dos produtos no prazo de 30 dias. Nós avançamos nas discussões, mas não na efetividade do Código do Consumidor. E talvez esse seja o nosso maior desafio”, pondera Ferreira.
A programação de 30 anos do Procon teve início, em 14 de julho, com palestra sobre orientação financeira. Atendimento no Procon Móvel e atividades temáticas sobre direitos básicos do consumidor e relações de consumo também fizeram parte das ações de aniversário.
Visita
Após o evento, os representantes da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça visitaram o Procon Diadema para conhecer de perto o trabalho desenvolvido. Suppion atuou em Diadema até janeiro de 2023, quando recebeu o convite para ser chefe de Gabinete da Senacon. “Estou feliz em retornar em Diadema para comemorar os 30 anos do serviço. Os procons municipais têm grande relevância porque estão na ponta do atendimento. Ver um Procon ativo, como o de Diadema, me deixa muito satisfeito e fortalece o sistema nacional de defesa do consumidor”, avalia.
Procon
O Procon Diadema recebe reclamações e dúvidas do consumidor de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Para ser atendido, é preciso ser morador da cidade ou funcionário da Prefeitura do município. A reclamação deve ser relacionada a bens e serviços em relação de consumo, temas tratados no Código de Defesa do Consumidor (CDC). A orientação é levar original e cópia de documento pessoal, comprovante de endereço e também aqueles relacionados à reclamação que deseja fazer, como notas fiscais, contas e/ou extratos de cobrança, registro de conversa ou tentativa de negociação com a empresa.
Serviço:
Procon Diadema / Escola Municipal de Educação para o Consumo
avenida Sete de Setembro, 400 – Centro
Telefones: 4053 7200 / 7204 / 7205 e 7207
Email: procon@diadema.sp.gov.br