A área de Esportes em São Caetano conseguiu antecipar o “presente” pelo aniversário de 146 anos do município, após conquistar o título dos Jogos Regionais depois de oito anos. Visando não apenas os Jogos Abertos do Interior, mas a interação com a população, o secretário Mauro Chekin, em entrevista ao RDtv nesta quinta-feira (27/07), ressaltou a necessidade do fortalecimento de toda a área esportiva para que os resultados apareçam.
“Eu tenho uma visão de que o esporte se torna social desde que você tenha sucesso e mostre talento dos seus atletas, mostre o talento de todas as configurações que a gente tem. O esporte tem que ser grande e tem que ser forte em todas as áreas. Tem que ser forte no social, na base, na estruturação e tem que ser forte na Terceira Idade”, explicou.
Chekin considera que o investimento diversificado foi o responsável por garantir que o município tenha conquistado vagas para a disputa de 30 modalidades nos Jogos Abertos do Interior que vão ser disputados em outubro, em São José do Rio Preto. E também tenha dado resultado na participação dos mais experientes na segunda edição do JOTISCS (Jogos da Terceira Idade de São Caetano do Sul), que foi realizado neste mês de julho.

Além disso, a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude quer aproveitar os atletas de alto rendimento para conseguir incentivar a população para que realize uma prática esportiva, assim deixando o sedentarismo. Um dos exemplos foi a formação do primeiro time feminino da cidade que conquistou o terceiro lugar nos Jogos Regionais.
Outro ponto são os atletas olímpicos da cidade como o ginasta Arthur Zanetti, que em 2024 disputará sua última Olímpiada, em Paris (França). Tais exemplos são utilizados para fortalecer todas as etapas.
Além disso, a Prefeitura está atrás do Governo Federal para conseguir verbas para a reforma de diversos espaços esportivos. O secretário nacional de Futebol e Torcidas, e ex-secretário de Esportes em São Bernardo, José Luis Ferrarezi, foi procurado para iniciar as tratativas para estes investimentos.