
Situações estressoras são frequentes atualmente, seja por conflitos, readaptações, mudanças culturais, de hábitos, de rotina, e nos leva a emitir uma reação natural de defesa, o estresse! Porém, seu excesso ou sua carência é sinal de que algo não vai bem! Nesse momento se faz necessário compreendermos a situação apresentada e de que forma podemos responder a ela efetivamente.
As técnicas de relaxamento, meditação e respiração, são instrumentos importantes para redução dos níveis de ansiedade e estresse. Essas práticas estão incluídas no SUS como práticas integrativas e complementares, e podem ser acessadas através das unidades básicas de saúde.
Elas podem ser reproduzidas no dia a dia, prevenindo e reduzindo o impacto negativo de futuros estressores.
Algumas ações, como rodas de conversa e autocuidado, são importantes na redução do estresse. A capacidade de se olhar, se cuidar, expressar-se de maneira adequada, compreender ações dentro do seu ambiente vivenciado que reduz o estresse, auxiliam na tomada de consciência de si e da situação vivenciada, sendo fundamental para a melhora e bem-estar.
Porém, muitas vezes, as adversidades podem impedir a execução de atividades simples, e passamos a nos culpabilizar por não conseguirmos atingir determinadas metas, nesse momento pode ser necessário buscar pelo cuidado do profissional da Psicologia e/ou de outra área da saúde mental.
Commais de 3 mil estudantes, o Centro Universitário Fundação Santo André éreconhecido nacionalmente com nota máxima 5 junto ao MEC e oferece uma amplavariedade de laboratórios e cursos em áreas como Direito, Publicidade, Negócios,Engenharia, Arquitetura, TI, Psicologia, Biologia, entre outros. As inscriçõespara o vestibular são gratuitas pelo site www.fsa.br/vestibular, e o calouro, paraajudar a alcançar seus sonhos, conta com programa de Bolsas da própriainstituição.
Profa. Juliana Aparecida Martini – Responsável Técnica do Serviço-Escola do Curso de Psicologia do Centro Universitário Fundação Santo André