
A campanha de vacinação contra a Influenza (gripe) foi prorrogada até 31 de agosto ou até enquanto durarem os estoques. Assim, as cidades do ABC seguem com o esquema de vacinação totalmente gratuito e sem agendamento nos postos de saúde. Para se proteger contra a vacina, basta levar documento original com foto (RG) e não estar com nenhum sintoma de problema respiratório.
Importante citar que a vacina contra a gripe pode ser recebida juntamente com os imunizantes contra a covid-19 e outras vacinas de rotina, sem qualquer tipo de restrição.
O público-alvo da campanha de vacinação é a população em geral (exceto crianças com menos de 6 meses). O funcionamento das salas de vacinação varia de acordo com o expediente de cada unidade (conferir endereços e horários de funcionamento nos sites oficiais das prefeituras: Diadema, Mauá, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
A vacina contra a gripe pode dar reação?
De acordo com profissionais da saúde, o imunizante não costuma causar muitas reações adversas. Quando ocorre, as mais comuns são: dor, vermelhidão e inchaço no local da injeção, dor muscular, mal-estar, cansaço, perda de apetite, irritabilidade, agitação e sonolência. Reações alérgicas são raras.
Casos em que a vacina não pode ser aplicada
A vacina contra a gripe apresenta poucas contraindicações. Pessoas com quadro febril agudo devem postergar a aplicação do imunizante. Já pessoas que apresentam alergia ao ovo de galinha são as únicas que possuem contraindicação real.