
Cerca de seis meses após o funcionamento da tecnologia 5G no ABC, Mauá e Diadema passam a integrar a lista das cidades contempladas com o sinal. As duas cidades receberam o 5G depois de São Caetano, mas pela norma, por ser maior em tamanho territorial e populacional, deveriam ser atendidas antes. Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, pela regra de implantação, devem receber o sinal até o final de 2027 e 2028, respectivamente.
Em São Bernardo, São Caetano e Santo André, segundo dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), 98,9% dos moradores são cobertos com a nova tecnologia. A Anatel também disponibiliza informações sobre a cobertura pela área do município. No caso de São Caetano, 100% da área km² tem cobertura do sinal 5G. São Bernardo tem 47,6% e Santo André 58,7%.
As três operadoras que atuam na região (Claro, Vivo e Tim), expandiram o serviço em mais bairros nas três cidades, no entanto, por razões comerciais e de estratégia de cada operadora, elas não antecipam informações sobre o ritmo da expansão.
Operadoras
Na disponibilidade do serviço, a Vivo e a Tim, são as operadoras que atuam em mais cidades na região (quatro cidades). A Claro, por sua vez, informa que atende somente três. São Bernardo e Santo André são as únicas cidades que recebem cobertura das três operadoras.
Vivo: Diadema, Mauá, São Bernardo e Santo André; Tim: São Bernardo, São Caetano, Santo André e Diadema; Claro: São Bernardo, Santo André e São Caetano.
A tecnologia 5G
A fim de entender melhor as dificuldades e funcionalidades do sinal 5G, o RD conversou com Mário Garcia, engenheiro eletrônico e coordenador dos cursos de Engenharia e Arquitetura da Fundação Santo André (FSA). Segundo o professor, o sinal promove novas melhoria nas cidades, pois a tecnologia não opera exclusivamente em smartphones.
O 5G oferece frequência mais alta, largura de banda mais amplas e tecnologia de antenas que possibilitam maior velocidade de transmissão e latências extremamente baixas. Isso o diferencia da quarta geração (4G), que trouxe internet móvel mais rápida. Em questões de velocidade de transmissão, o 5G se torna 100 vezes mais rápido que seu antecessor, o que facilita no dia a dia, para pessoas que lidam com downloads pesados e aproveitam streamings em alta resolução.
“Além disso, o 5G será fundamental para impulsionar o desenvolvimento de tecnologias emergentes, como realidade virtual e aumentada, melhorando a experiência do usuário em jogos, entretenimento e educação. Outro aspecto importante é a capacidade do 5G de viabilizar a Internet das Coisas (IoT), onde dispositivos conectados podem se comunicar entre si de forma eficiente e em tempo real. Isso resultará em maior automação em diversos setores, desde agricultura e manufatura até saúde e segurança, melhorando a eficiência operacional e a qualidade de vida”, diz Garcia, engenheiro eletrônico e coordenador de Área dos cursos de Engenharia e Arquitetura da FSA.
No entanto, para utilizar os benefícios da internet 5G, é necessário verificar se os dispositivos têm compatibilidade com o sinal, para que o mesmo funciona corretamente. Grande parte dos modelos lançados recentemente (independente da marca), possuem conexão com a tecnologia.
Impacto na população
A implantação da tecnologia 5G terá impacto significativo nas antenas parabólicas de sinal aberto de televisão, devido à proximidade das frequências de operação utilizadas. A previsão para desativar o sinal aberto é até o início de 2024, mas pode ser prorrogado até 31 de dezembro de 2025.
Estima-se que mais de 10 milhões de famílias sejam afetadas com a troca da TV parabólica. “Os usuários de televisão deverão migrar da “Banda C”, que deixará de existir e passar a utilizar a “Banda Ku”, mas para isso deverão trocar o seu receptor. Para as pessoas que fazem parte de Cadastro Único do governo, deverão ter um subsídio do governo para essa troca, porém as demais pessoas terão que bancar do próprio bolso.” diz Garcia.