
Domingo (13/08) é celebrado o Dia dos Pais, uma das principais datas para o comércio em todo País. No período, promoções e ofertas chamativas são redobradas e, segundo especialistas, é preciso cuidado para que o consumidor não caia em golpes e esteja atento no momento de fazer compras.
Por tratar-se dos produtos mais procurados, os eletroeletrônicos e produtos têxtis são os que merecem maior atenção, segundo Harisson Mattos Ferraz, fiscal e diretor de fiscalização do Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo).
Segundo o profissional, os consumidores devem checar o produto como um todo, desde a etiqueta. “É na etiqueta que consta informações importantes do produto, como: fabricante, importador, marca, razão social, CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), país de origem, tamanho, modo de conservação e composição têxtil”, sinaliza. Já para produtos eletroeletrônicos, os consumidores devem observar o Selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que indica a testagem e aprovação da veracidade do produto.
“É recomendando que o consumidor leia as políticas da empresa antes que comprar qualquer produto em loja”, recomenda Ferraz. Além disso, o fiscal comenta que o estabelecimento deve fornecer nota fiscal em seus produtos, para que em casos de golpes, perdas ou danos, o comprovante garanta a origem do produto.
Caso o consumidor encontre alguma irregularidade, o Ipem-SP fornece meios de denúncia, através do telefone: 0800 013 05 22, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e para o e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br ou acessar o site: www.ipem.sp.gov.br. A denúncia é anônima, mas é preciso que o consumidor registre um e-mail, caso deseje receber o resultado das fiscalizações referentes à sua demanda.
Em razão dos recorrentes golpes em datas comemorativas, o Procon Santo André também alerta os consumidores. Ao RD, a diretora Doroti Gomes Cavalini auxilia os consumidores a seguir as seguintes orientações:
- Pesquisar, ter em mente o produto, já que os preços costumam variar de loja para loja. Se possível, visite mais de um estabelecimento ou site e compare os valores.
- Escolher um presente que se encaixe no orçamento para não comprometer excessivamente a renda mensal. Dê preferência por comprar à vista. Se precisar parcelar a compra, verifique se há a possibilidade de fazer o crediário sem cobrança de juros.
- Observar se a loja física oferece a possibilidade de troca, além de verificar o prazo de validade, pois o comércio não é obrigado a trocar um produto que não apresente defeito, mesmo quando se trata de um presente.
- Verificar se o produto vem embalado/lacrado, como são os celulares e perfumes, com informações claras sobre o produto.
- Para a opção de compras on-line, deve-se verificar a credibilidade da empresa, pesquisar informações sobre a loja virtual e se a mesma informa o CNPJ e seus canais de contato, como endereço, telefone ou e-mail.
- Pesquisar se o comércio online é confiável com parentes e amigos, e se possui muitas reclamações negativas. O site da Fundação Procon-SP indica aos consumidores os sites não recomendados e o Reclame Aqui é possível observar todas as reclamações referente a loja.
Cavalini orienta o consumidor a comprar os produtos desejados com antecedência, para evitar compras indesejadas e caras, que comprometam a renda. “Na maioria das vezes, as pessoas deixam para comprar presente no dia. Pode acontecer de não encontrar o produto desejado e isso faz com que o consumidor adquira algo que bem mais caro”, comenta.
Em caso de dúvidas, orientações, denúncias e reclamações, o Procon Santo André realiza atendimentos on-line, que devem ser encaminhados para o e-mail: procon@santoandre.sp.gov.br.
Os atendimentos presenciais são realizados de segunda a sexta, das 8h às 16h, mediante a agendamento pelo link: santoandre.sp.gov.br/agendamento, além do número: 3356-9200 para outras informações.