
O INSS alerta a população para que evite usar intermediários – pessoas que prometem agilizar o processo e facilitar os pedidos – para solicitar auxílios, aposentadorias e pensões. Mesmo com a promessa de concessão do benefício em menos tempo, o trabalhador deve lembrar que os serviços da Previdência são gratuitos e não vale a pena pagar por eles.
Além disso, o trabalhador corre o risco de se envolver com fraudes. Isso porque os intermediários pedem a documentação do interessado ou de seus familiares – como carteiras de trabalho, certidões de nascimento, casamento e óbito – que pode ser extraviada e até utilizada para fins ilegais. Com determinados documentos do segurado, o atravessador pode gerar uma senha do Meu INSS e, com isso, receber o benefício no lugar do interessado ou pedir empréstimos indevidos.
Parte das pessoas que procuram o serviço de intermediários pretende se aposentar, mas se julga incapaz de dar entrada no pedido ou acompanhar o andamento do processo. Elas chegam a pagar valores de até 50% do benefício pela intermediação.
No entanto, o INSS esclarece que o trabalhador tem condições de tratar pessoalmente de seus interesses. Os benefícios podem ser pedidos sem sair de casa, pela internet (gov.br/meuinss) ou no aplicativo para celulares Meu INSS.
Há ainda a opção de ligar para o telefone 135, a Central de Atendimento Telefônico do INSS, para obter informações, pedir serviços e marcar data e hora para o atendimento presencial, caso seja necessário.
Pelo site gov.br/inss, o segurado também pode saber quais documentos deve apresentar, requisitos para os benefícios e como fazer o pedido. No menu da página inicial, no canto superior esquerdo (ao lado de “Instituto Nacional do Seguro Social – INSS”), clique nos três traços e depois em “Direitos e Deveres”. Então, escolha a opção do benefício desejado para saber mais.