
A menos de três meses para o primeiro dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece nos dias 5 e 12 de novembro, estudantes de todo o Brasil estão na reta final de preparação para um dos vestibulares mais importantes do país.
Mas com tão pouco tempo para a prova, como o vestibulando deve se preparar? Como poderá intensificar os estudos nestas últimas semanas? Pensando nisso, o RD conversou com o supervisor de vestibulares do Singular Anglo, Marcel Xavier de Souza, que forneceu dicas de como intensificar os estudos até o dia da prova.
Souza destaca que a principal maneira de estudar para um exame tão denso e grande como o Enem, é revisar conteúdos que se repetiram nos últimos anos. “Esse momento é apenas para revisar o que já foi aprendido e não para aprender novos tópicos. O estudante pode pegar estatísticas do que tem caído com mais frequência em diferentes matérias e focar sua atenção em cima destes assuntos”, diz.
Outra maneira de se preparar para o exame é realizar provas de anos anteriores, para entender melhor a dinâmica da avaliação. “Para aqueles que já realizaram o Enem nos anos anteriores, minha dica é buscar os testes para PPL (Pessoas Privadas de Liberdade) e as provas em Libras (Língua Brasileira de Sinais), já que ambas possuem questões do mesmo banco de perguntas selecionadas para o Enem convencional”, orienta.
Em relação à redação, que será aplicada junto com a prova de linguagens e ciências humanas no dia 5 de novembro, Souza frisa que a melhor maneira de estudar para escrever uma dissertação é por meio de prática. “A redação do Enem possui particularidades que outros exames não possuem como a ‘proposta de intervenção’ que deve ser colocada no final do texto, como sugestão de ação ou medida para minimizar ou apontar um caminho para resolver determinada questão social que será apresentada. Esse treino pode ser feito praticando propostas de redações de anos anteriores e estando atento às atualidades, para ter uma ideia do que pode ser pedido”, afirma.
O professor aponta ainda que nas vésperas da prova, a principal recomendação é relaxar e tentar deixar o corpo e a cabeça tranquilos para não atrapalhar no rendimento. “Existem alunos ansiosos, que não conseguem ficar longe do livros no dia antes da prova e, por isso, acredito que o aluno deva fazer o que o deixa confortável, seja estudando ou relaxando. Seja lá o que ele queira fazer, é importante ter uma boa noite de sono na véspera, já que o Enem é uma prova cansativa e estar com o sono em dia pode garantir um desempenho melhor”, reforça.