
O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta terça-feira (22/08) a ampliação da faixa do programa Jovem Aprendiz Paulista, entre 19 até 24 anos. Antes, o programa estava restrito a candidatos com idade entre 14 e 18 anos. O benefício da ampliação torna mais acessível as contratações de micro e pequenas empresas, como bares, restaurantes e telemarketing.
Para a professora de RH (Recurso Humano) da Universidade Metodista, Valéria Calipo, a expansão do programa aproxima, ainda mais, o jovem e as pequenas empresas. “Além de permitir mais jovens de encontrarem seu primeiro emprego, o benefício tem uma visão mais local, facilitando a contratação de jovens do mesmo bairro, o que cria um vínculo entre esses jovens e as pequenas empresas”, explica. Além disso, a professora de RH destaca ao RD, a redução na parte burocrática na contratação, no processo de demissão e com o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Outro ponto positivo para Valéria é a obrigação do jovem estar matriculado em uma escola. “Isso poderá fazer com que muitos jovens que tinham abandonado os estudos, retornem para as salas de aula”, frisa. Porém a professora pontua que para o programa dar certo, as empresas devem estarem comprometidas na contratação a médio e longo prazo. “É importante que as empresas tenham o comprometimento de contratação a médio e longo prazo, para que não entre em um ciclo vicioso e queiram aproveitar dessas vantagens. Entretanto, se houver comprometimento por parte de todos, creio que teremos um grande avanço nas contratações e desenvolvimento desses jovens”, afirma.
Jovem Aprendiz no ABC
Por ser um Programa Estadual, por enquanto, não há parcerias confirmadas com os municípios do ABC. São Caetano, por exemplo, não adere o programa. Nos CPTRs (Centro Público de Trabalho e Renda) de Diadema e Mauá não existem vagas para esse tipo de público.
Já em São Bernardo, nesta sexta-feira (25/08), a Prefeitura realiza o Feirão de Emprego, nas dependências do Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib, situado na avenida Kennedy, 1.155, no bairro Anchieta, das 8h às 15h. No evento serão oferecidas 273 vagas para Jovem Aprendiz. Os interessados devem levar os documentos pessoais e cópias do currículo para evitar filas.
As prefeituras de Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Santo André não responderam até o fechamento da reportagem.