
No mês de maior movimento nas ruas em razão das férias escolares, o número de acidentes de trânsito fatais teve alta no ABC, conforme aponta o Infosiga – sistema do governo do Estado que monitora as fatalidades no trânsito. O dado que mais chama a atenção no sétimo mês do ano é que, ao contrário do que ocorre normalmente em outros meses, os acidentes com mortes em automóveis superaram as fatalidades com motocicletas.
Nesse primeiro semestre, nenhum dos meses teve número maior de acidentes com óbito envolvendo automóveis, quando comparado com motocicletas. No mês de julho, foram seis mortes com automóveis, e cinco com motocicletas. Esse foi o maior número registrado em 2023.
Além disso, os mais envolvidos em acidentes fatais são os homens. No entanto, os meses de junho e julho totalizaram 11 mortes de mulheres, esse número corresponde a quase 50% do total de mulheres que morreram em acidentes em 2022. Já ao longo de 2023, até o momento, a soma dos primeiros sete meses totaliza 20 óbitos de mulheres.
Faixa Etária
Os casos de acidentes fatais no ABC acontecem predominantemente com pessoas de 18 a 24 anos, e 35 a 39 anos, respectivamente. Em julho não foi diferente, apesar dos números apontarem cinco mortes para pessoas de 35 a 39 anos, e três para indivíduos de 18 a 24 anos.