
Desde que a Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – interditou alguns endereços de Santo André para realizar obras de reparo nas vias, atravessar alguns locais têm sido dor de cabeça para munícipes.
No último sábado (26/08), a rua Lilás, próxima ao Parque Andreense, e a rua Inconfidência Mineira, no Jardim Rica, passaram por manutenção. Apesar dos endereços não ficarem 100% interditados, os munícipes tiveram problemas para acessar as ruas.
Uma das moradoras da rua Lilás, que prefere não ser identificada, entrou em contato com o RD para falar sobre a falta de zeladoria da Sabesp com o bairro. “A maioria das ruas são de terra. No sábado estava chovendo e, ainda sim, abriram um buraco para fazer o saneamento. Acabou que a terra virou uma argila”, conta a munícipe que tentava entrar na rua enquanto a obra acontecia.
A residente conta que perguntou aos funcionários da obra se havia algum problema em entrar na rua. Após afirmarem que ela poderia seguir o caminho, seu carro atolou. “Quando cheguei no local que ia estacionar, o carro atolou duas rodas e fiquei três horas atolada, até que um vizinho se solidarizou e me ajudou a tirar o carro”, relata.
Já na rua Inconfidência Mineira, o morador Marcelo Barbosa se deparou com uma enorme vala após reparos no tratamento de esgoto. O munícipe comenta que carros e ônibus tinham que desviar pelo canteiro da rua. “Passei de noite na rua e tomei um susto porque a vala era muito grande. No dia seguinte, passei de novo e mais lentamente reparei que os veículos estavam passando pelo canteiro central da rua para desviar da vala”, explica.
Barbosa conta que no domingo (27/08), encontrou um carro da Sabesp e se orientou para reclamar sobre a vala com a Ouvidoria da autarquia.
Questionada, a Sabesp informa que executa ligações de água na rua Lilás e que a maior parte da via não é asfaltada. O trecho de terra, portanto, foi afetado pelas obras e também pelas chuvas recentes. Em relação à rua Inconfidência Mineira, há um solapamento na direção das redes de esgoto, que, no entanto, operaram normalmente. “A Companhia vai fazer os reparos das vias até a sexta-feira (01/09) e pede desculpas pelos transtornos”.