
O sistema Detecta, responsável por verificar placas de veículos e pessoas por meio de câmeras de alta tecnologia, registrou, de janeiro a julho deste ano, 2.102 veículos recuperados no ABC, após monitoramento com precisão via câmeras.
A implementação do projeto aconteceu em 2014, pelo governo do Estado, e segundo a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), já são 383 aparelhos em funcionamento entre as sete cidades da região.
Para se ter ideia, somente no ano de 2023, em todo o Estado, foram mais de 9 mil automóveis registrados pela SSP como roubados ou furtados, e o Detecta atua justamente para reconhecer as ilegalidades dos veículos e repasse de informações à Polícia Militar.
Especialmente no ABC, das 383 câmeras ativas, 256 locais são supervisionados para identificar esses veículos. Como resultado, além dos 2.102 veículos recuperados, 284 armas ilegais foram apreendidas nos primeiros sete meses de 2023 e foram identificados e presos 4,6 mil infratores.
Em comparação com o ano passado, foram 7,7% apreensões a mais.
Furtos e Roubos
Entre os municípios da região, a cidade com menor índice de furtos e roubos é Rio Grande da Serra, que neste ano contabilizou seis registros de roubo e outros 15 de furto de carros. Já Santo André totaliza o maior índice de ocorrências nestas modalidades, com 3.518 boletins de ocorrência registrados por roubo e furto de veículos em 2023.