O Ciesp (Centro da Indústria do Estado de São Paulo) em São Bernardo lança nesta quarta-feira (13/09) o Programa Mais Empregabilidade, que visa aproximar empresas e futuros funcionários a partir de um programa de inteligência artificial que analisa não apenas o currículo, mas também talentos e habilidades. Ao RDtv o diretor titular da entidade, Mauro Miaguti, ressaltou que a ação nasceu de uma necessidade vista pelos pequenos e médios empregadores.
“Esse programa Mais Empregabilidade surgiu quando eu percebi nos meus negócios, dentro da minha empresa, a dificuldade que se tem para uma pequena ou média empresa conseguir uma mão de obra, um talento específico para determinadas áreas. Hoje o empresário para contratar muitas vezes acaba se responsabilizando em fazer o trabalho de recrutamento ou de seleção, porque a área de RH (Recursos Humanos) dele, muitas vezes, é pequena”, explicou.
A primeira iniciativa pensada foi a de contratar uma empresa especializada e oferecer o serviço aos associados. Porém, após conhecer o trabalho da Dynami, empresa parceira do programa, Miaguti percebeu que poderia oferecer um aplicativo que realizasse um trabalho mais detalhado.

De um lado o empregador poderá disponibilizar no aplicativo a vaga de emprego e as exigências de habilidade e talento necessários para a ocupação. Do outro lado o(a) candidato(a) pode colocar suas caraterísticas como trabalhador, além de seu currículo. O programa realiza o cruzamento dos dados que permitiram uma seleção mais especifica para aquela função.
A ideia de Miaguti é evitar situações que só são vistas no momento de uma demissão, como o empregador descontente com algum tipo de comportamento do empregado ou mesmo o funcionário descontente com o emprego que tem.
A comparação feita é a mesma que ocorre no futebol. Vários jogadores atuam na mesma função, porém, como contam com caraterísticas diferentes de jogo eles são utilizados conforme a necessidade do treinador. A ideia é que os atletas (no caso, os trabalhadores) sejam recrutados conforme os seus comportamentos e características de trabalho.
“Por exemplo, um empresário precisa de alguém na área de vendas. A principal caraterística pedida é de uma comunicação agressiva, então o aplicativo pode realizar essa busca por alguém que atenda a esse perfil pedido”, seguiu o empresário.
A ideia é que em 30 dias diversas empresas de São Bernardo já estejam conectadas com o sistema. Mauro Miaguti quer oferecer o mesmo para os demais Ciesps da região.