
A Fundação do ABC (FUABC) lançou dia 21 de setembro o Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua para todas as unidades gerenciadas pela instituição. Com apoio da instituição. A iniciativa visa a preparação e qualificação das unidades de Saúde sob sua gestão para certificação do Selo Interno, lançado agora, bem como para acreditações de qualidade nacionais e internacionais emitidas por instituições acreditadoras, como a Organização Nacional de Acreditação (ONA). A solenidade ocorreu no auditório Dr. David Uip, no campus do Centro Universitário FMABC, em Santo André.
A abertura esteve a cargo do presidente da Fundação do ABC, Luiz Mário Pereira de Souza Gomes. “É um projeto de melhoria. Precisamos trabalhar continuamente os nossos conceitos de inovações e qualidade em saúde. A Fundação do ABC é uma entidade de muito valor e precisamos estar comprometidos com este valor. Essa integração é muito importante para todos. Agradeço pelo enfrentamento de tantos desafios diários e pelo importante engajamento neste projeto”, disse.
Atualmente, a FUABC gerencia aproximadamente 2,6 mil leitos hospitalares e é a maior Organização Social de Saúde do Estado de São Paulo, e a segunda maior do País. Para participação em licitações e concorrências públicas a FUABC tem apresentado algumas certificações de qualidade. “O que anteriormente era desejável, atualmente é obrigatório. As OSSs que manifestam interesse em gerenciar determinado serviço de saúde devem apresentar certificados de qualidade, caso contrário, a organização é desclassificada, o que coloca em risco a sustentabilidade institucional”, explica Gleice Girotto, gerente corporativa de Projetos e Qualidade. Diante disso, a área de Qualidade ocupa posição central na instituição, vinculada aos pilares do Planejamento Estratégico da FUABC.
“Selos de certificação são, sim, muito importantes. Mas, mais do que isso, esse programa buscará o compartilhamento de boas práticas para trazer mais sinergia entre as unidades e ampliar a gestão do conhecimento, bem como dar visibilidade aos indicadores assistenciais. Temos iniciativas excelentes em andamento nas nossas unidades. A ideia é replicá-las de forma estruturada, eficiente e padronizada”, disse Gleice Girotto.
Karen Amaral, coordenadora corporativa de Qualidade da FUABC, destacou a importância da prevenção de eventos adversos nos serviços de saúde, vinculada à gestão de riscos. “Somos humanos e passíveis de falhas. Podem acontecer. A proposta da gestão de Qualidade é oferecer ferramentas e metodologias que não buscam culpados, mas a revisão de todos os processos e barreiras que podem ser utilizados para evitar eventos adversos na assistência à saúde”, reforçou.
Palestra
O encontro teve palestra de Paulo Henrique de Oliveira, consultor de Programas de Acreditação pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), empresa responsável pela Acreditação JCI no Brasil. Oliveira é diretor administrativo do Complexo Hospitalar de São Caetano, e acumula experiência como avaliador do ONA e Qmentum, metodologia que orienta e monitora padrões de alta performance em qualidade e segurança na área de saúde.
Oliveira discorreu o tema “Qualidade e Segurança: um valor inegociável para os serviços de saúde”, sobre a dificuldade de implementar mudanças de cultura em serviços de saúde. “Implantar uma cultura é difícil, mudar é ainda mais. Qualidade não tem preço, mas tem custo. Precisamos ser agentes de mudança dentro dos serviços. Se queremos corrigir algo, precisamos saber o que está errado”, afirmou.
Como alerta e para estimular a conscientização dos gestores, Paulo Henrique de Oliveira trouxe exemplos de eventos adversos evitáveis, que causaram danos à saúde de pacientes.
O programa
O objetivo do novo Programa Corporativo de Qualidade e Melhoria Contínua da FUABC é dar suporte técnico às unidades de Saúde para que estejam aptas a buscar acreditações de qualidade, assim como estimular o compartilhamento de experiências exitosas e boas práticas. Para isso, serão criados selos internos de verificação de qualidade assistencial e administrativa instituídos pela própria Mantenedora. O programa preparatório será dividido em três níveis: Selo Bronze – Legislação e documentação; Selo Prata – Gestão por processos e mapeamento de riscos; Selo Ouro – Gestão por resultados. A ideia é que as fases preparatórias gerem maturidade assistencial, gerencial e administrativa às unidades para que cumpram os protocolos de segurança do paciente e busquem a melhoria contínua de seus processos. A expectativa é que as acreditações nacionais e internacionais sejam uma consequência deste programa.
O programa será faseado e a seleção das unidades para cada etapa obedecerá a critérios previamente definidos junto à Presidência. Toda a fase preparatória será baseada em metodologias e critérios rigorosos de instituições acreditadoras comprovadamente reconhecidas, como a ONA, JCI (Joint Commission International), Qmentum, CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar) e FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), além de Normas Regulamentadoras e legislações vigentes. O programa também abrangerá as unidades especializadas, a exemplo das áreas de saúde mental, odontologia e reabilitação, como forma de contemplar e adaptar os padrões de acordo com a especificidade de cada serviço.
Atualmente, quatro unidades gerenciadas pela FUABC possuem certificações oficiais com instituições acreditadoras: Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André (ONA 3 e Qmentum International); Hospital Municipal Universitário de São Bernardo / Hospital da Mulher (ONA 3); Hospital de Clínicas Municipal de São Bernardo (Qmentum International); e Instituto de Infectologia Emílio Ribas II do Guarujá (ONA 1).